Geral

Chuvas fortes afetam estados do Nordeste

O Instituto Nacional de Meteorologia renovou o alerta de perigo, para toda região entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte, por causa da chuva que deve cair até a manhã desta terça-feira.

Após a forte chuva sobre a região nordeste nesta segunda-feira (26), uma cratera se abriu na rodovia estadual na Região do Cariri, interior do Ceará. Dois carros caíram dentro do buraco e há relatos de feridos, transferidos para um hospital da região. De acordo com a prefeitura de Mauriti, no sul cearense, a estrada é um dos principais acessos da região para cidades da Paraíba e está completamente interrompida.

A chuva que cai no interior nordestino está elevando o nível dos rios em toda a extensão. Em Esperantina, no Piauí, famílias tiveram que ser deslocadas, por causa da água acumulada no Rio Longá devido às chuvas em toda bacia do Rio Parnaíba, conforme explica Walter Santos, secretário de Assistência Social de Esperantina.

Segundo o Sistema de Alerta Hidrológico, duas estações na bacia do Rio Parnaíba, Luzilândia e Pedrinhas, que ficam no norte do Piauí, permanecem em estado de alerta com "possibilidade elevada de inundação".

A mesma situação ocorre na bacia do Rio Itapecuru, em Cantanhede, interior do Maranhão. No último sábado, um adolescente morreu perto dali, após ser atingido por um raio no município de Chapadinha, que fica a cerca de 240 km de São Luís.

Neste fim de semana, o governador do Maranhão decretou situação de emergência em mais 21 cidades. Agora, são quase 50 municípios maranhenses nessa situação, totalizando 31 mil famílias afetadas e mais de 5 mil desabrigadas. 

O Instituto Nacional de Meteorologia renovou o alerta de perigo, para toda região entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte, por causa da chuva que deve cair até a manhã desta terça-feira. De acordo com o Inmet, o risco é de alagamento, deslizamento de encostas e transbordamentos de rios.

Agência Brasil / Por Gabriel Correa - Repórter Rádio Nacional - São Luís - MA / Edição: Nadia Faggiani / Alessandra Esteves - 27/03/2023 16:30:09. Última edição: 27/03/2023 16:30:09

Tags: Chuvas Nordeste Inmet

Leia também:

Ditadura: apoio ao golpe de 64 beneficiou grandes empresários

Ditadura: apoio ao golpe de 64 beneficiou grandes empresários

Há um consenso entre historiadores de chamar a ditadura após o golpe de 64, de civil militar. Isso porque diversos estudos e documentos revelados recentemente apontam que o apoio ao golpe e à ditadura contou com o suporte de setores civis organizados, como o dos grandes empresários por meio da Fiesp, e das empreiteiras.

Governo prepara plano para resposta rápida a espécies invasoras

Governo prepara plano para resposta rápida a espécies invasoras

Elaborada de forma participativa, proposta do programa de alerta, detecção precoce e resposta rápida de espécies invasoras foi finalizada e está sendo revisada pelo MMA.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi