Geral

Chuvas intensas causam transtornos ao Rio

Ruas e bairros sofrem efeitos do mau tempo

A prefeitura do Rio de Janeiro informou que, às 20h de hoje (7), a cidade entrou em estágio de alerta, devido a registros de chuva acima de 25 milímetros (mm) nas estações Jardim Botânico (30,4mm), Vidigal (26,8mm) e Muda (25,8mm).

Segundo o Sistema Alerta Rio, núcleos de chuva mais intensos seguem atuando nas regiões no entorno do maciço da Tijuca, ocasionando chuva muito forte nestas regiões. A tendência é de permanência deste cenário.

A previsão é de chuva moderada a forte na noite de hoje. O Rio estava em estágio de atenção a partir das 17h40 devido ao mau tempo.

O estágio de alerta é o quarto nível em uma escala de cinco e significa que uma ou mais ocorrências graves impactam a cidade ou há incidência simultânea de diversos problemas de médio e alto impacto em diferentes regiões.

Situação atual

O sistema de Veículos Leve sobre Trilhos (VLT), que circula pela região central da cidade, passando pela zona portuária, avenida Rio Branco e aeroporto Santos Dumont, devido ao temporal está com todas as linhas paralisadas. Trechos de ruas com alagamento impedem a circulação de trens. Os trens que ligam a Parada dos Navios ao aeroporto Santos Dumont; a Praça XV à Confeitaria Colombo e a linha Central do Brasil/Aeroporto Santos Dumont estão fora de circulação.

O Centro de Operações da prefeitura informou, às 18h30, que o congestionamento do trânsito na cidade estava 133% maior.

No centro da cidade os ônibus urbanos pararam de circular. A região do tradicional bairro boêmio da Lapa é uma das mais atingidas pelo alagamento. Há bolsões d'água na rua dos Inválidos, Mem de Sá e rua Visconde de Rio Branco, além da Avenida Gomes Freire e a rua da Relação, onde os carros de passeio estão voltando pela contramão.

Há registros de alagamento na Avenida Presidente Vargas. O canal do Mangue que acompanha a avenida quase transbordou perto da Passarela do Samba. Os bairros de São Cristóvão e Méier, na zona norte, foram muito atingidos pela chuva. Taquara, na zona oeste, e Laranjeiras e Catete, na zona sul, estão completamente alagados.

Avenida Brasil alagada

A Avenida Brasil, principal ligação com os bairros da zona portuária, norte e oeste, está alagada. Nem mesmo os ônibus estão conseguindo passar.

Os trens da SuperVia estão praticamente sem circular, devido aos bolsões d’água que atingiram a malha ferroviária em vários trechos. A linha férrea alagou e os trens não estão saindo do terminal Central do Brasil.

Devido ao temporal que atingiu o Rio a partir das 15h, a rotina da cidade mudou. O sistema de transporte por ônibus urbanos, trens e metrô praticamente paralisou.

O Centro de Operações da prefeitura recomenda que as pessoas continuem em locais seguros, evitando sair às ruas porque o trânsito está complicado e há várias ruas e avenidas interditadas.

De acordo com levantamento do Centro de Operações, há 62 bolsões d’água na cidade e enchentes na rua Getúlio, no Cachambi, no Campo de São Cristóvão e na estrada do Rio Jequiá, na Ilha do Governador.

O teto de gesso do shopping Nova América, em Del Castilho, na zona norte, desabou devido ao temporal, mas ninguém ficou ferido. A área foi isolada. O centro de compras permanece aberto ao público.

Por Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro / Edição: Kleber Sampaio - 07/02/2023 21:00:08. Última edição: 07/02/2023 21:00:08

Tags: Rio De Janeiro Chuvas

Leia também:

Chuva forte atinge o Rio e cidade entra em estágio de atenção

Para as próximas horas, a prefeitura prevê chuva moderada a forte, ocasionalmente muito forte, podendo ser acompanhada de rajadas de vento moderado.

Com forte chuva e alagamentos, SP suspende rodízio de veículos

Há pontos alagamento nas principais avenidas da capital paulista e a cidade permanece em estado de atenção para alagamentos. As chuvas afetaram a circulação de trens e o Aeroporto de Congonhas opera por instrumentos.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi