Geral

Chuvas levam mais cidades do Acre a decretar situação de emergência

O alerta de chuvas para o Acre nesta quarta-feira (5) é chuvas intensas com volumes podendo chegar a 50mm em algumas regiões.

Após a capital Rio Branco e cinco municípios do Acre declararem situação de emergência ainda no final de março por causa das enchentes de rios e enxurradas, nessa terça-feira (4), foi a vez de mais duas cidades decretarem situação de emergência pelos mesmos motivos. 

Em Porto Acre, a cheia dos rios Acre e Andirá deixou dezenas de famílias das zonas rural e urbana desabrigadas.  

Segundo a Prefeitura, os Projetos de Assentamento Tocantins e Bandeirantes foram os mais atingidos. A água invadiu os imóveis e as plantações foram perdidas.  

Já no município de Capixaba, os casos mais preocupantes aconteceram em pelo menos seis comunidades rurais, onde a água das enchentes invadiu mais de 100 imóveis e desalojou mais de 400 pessoas.  

No último boletim divulgado na noite dessa terça-feira pelo Corpo de Bombeiros, pelo menos três rios da Bacia do Rio Acre continuam acima do nível de transbordamento, o que influencia diretamente no nível dos igarapés que cortam a zona rural e urbana da região.  

O Rio Branco, que corta a capital, está quase três metros acima do nível de transbordamento. Até o momento, o transbordamento atingiu 41 bairros da zona urbana de Rio Branco, o que forçou a retirada de mais de 14 mil pessoas de suas casas. 

De acordo com o último Boletim de Acolhimento divulgado pelo Governo do Estado do Acre, na capital Rio Branco e outros quatro municípios, Brasileia, Xapuri, Sena Madureira e Porto Acre continuam com abrigos montados.  

O alerta de chuvas para o Acre nesta quarta-feira (5) é chuvas intensas com volumes podendo chegar a 50mm em algumas regiões. 

Agência Brasil / Por Madson Euler- Repórter da Rádio Nacional - São Luís (MA) / Edição: Sâmia Mendes/ Marizete Cardoso - 05/04/2023 12:45:12. Última edição: 05/04/2023 12:45:12

Tags: Chuvas Acre Situação De Emergência

Leia também:

Dados sobre segurança pública serão unificados a partir de maio

A base de dados vai informar o total de feminicídios, estupros, mortes por agentes do estado por região.

Homem invade creche em Blumenau e mata quatro crianças

Autoridades avaliam a possibilidade de suspenderem as aulas e pediram à população que evitem se informar via redes sociais, para evitar que notícias falsas resultem em pânico.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi