Rio vai cadastrar 10 mil ambulantes para o carnaval de rua
É preciso ser maior de 18 anos, ter carteira de identidade, Cadastro de Pessoa Física e morar no Rio. Dez mil vagas serão preenchidas através de sorteio eletrônico no dia 13.
Sugestão é que a população faça cadastro em sistema de alertas
A Defesa Civil Nacional discutiu nessa quinta-feira (5) estratégias para enfrentar eventuais desastres nas diversas regiões do país. O grupo técnico vai planejar e divulgar medidas visando à redução de problemas que podem ocorrer em consequência das chuvas intensas previstas para a Região Sudeste e para o estado da Bahia.
© Defesa Civil Municipal de Sabará.
O encontro reuniu representantes de agências dessas regiões que integram o Sistema Federal de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec). Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), a qualificação de informações sobre os riscos, voltadas a uma intercomunicação envolvendo estados e municípios, é uma das ações a serem implementadas com o objetivo de atender a população de forma coordenada.
Segundo o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Braun, é muito importante que a população se cadastre no sistema de alertas da Defesa Civil Nacional, “principalmente por meio de SMS”. Para isso, basta ao cidadão enviar uma mensagem de texto para o número 40199, indicando o CEP de sua residência.
Ao fazer o cadastro, informa o diretor, a pessoa passa a receber as informações no seu celular. “Especialmente neste período de verão, os principais riscos estão relacionados a deslizamento de terra e inundações, que costumam acontecer nos estados do Sul e Sudeste e no sul da Bahia”, disse Braun durante a reunião.
De acordo com o MDR, não há limite de locais cadastrados, e o serviço é totalmente gratuito para a população. “A partir da previsão de desastre, a população receberá um aviso contendo informações de risco e orientações para a autoproteção”, detalhou em nota o ministério ao informar que o serviço de alertas está disponível também por meio de aplicativos de mensagens WhatsApp e Telegram, além de busca no Google ou Google Maps.
“Outra recomendação é ficar atento aos alertas publicados no Twitter da Defesa Civil Nacional e do Instituto Nacional de Meteorologia”, completou.
Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Graça Adjuto - 06/01/2023 11:25:12. Última edição: 06/01/2023 11:25:12
Tags: Chuvas Sudeste Bahia Defesa Civil Sistema De Alerta
É preciso ser maior de 18 anos, ter carteira de identidade, Cadastro de Pessoa Física e morar no Rio. Dez mil vagas serão preenchidas através de sorteio eletrônico no dia 13.
Município do interior paulista está em estado de alerta. Além de muitos estragos, temporal causou ao menos cinco mortes e o desaparecimento de uma criança de dez anos.
Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.
Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.