Geral

Ciclone deixa 32 mortos e mais de 52 mil pessoas afetadas no Sul

Uma comitiva do governo sobrevoou nesta quarta-feira alguns municípios entre os mais afetados pelas fortes chuvas: Muçum, Roca Sales, Encantado e Santa Tereza. A previsão é de mais chuva forte a partir da noite desta quarta-feira (6).

A passagem do ciclone extratropical no Sul do país deixou até o momento 32 mortos. Vários municípios estão alagados com milhares de moradores atingidos. E a previsão é de mais chuva forte a partir da noite desta quarta-feira (6). 

Ciclone deixa 32 mortos e mais de 52 mil pessoas afetadas no Sul

No Rio Grande do Sul, são 31 mortes e mais de 52 mil pessoas afetadas em 70 municípios. Muitas ainda estão ilhadas, aguardando socorro em cima dos telhados das casas. O número de desalojados ou desabrigados passa de 5 mil. 18 rodovias estão total ou parcialmente bloqueadas e duas pontes foram destruídas pelas chuvas.  

Até o momento, dois municípios decretaram situação de emergência: Santa Tereza e Nova Roma do Sul. 

Pelas redes sociais, o presidente Lula disse que conversou com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e reforçou que o governo federal está à disposição dos gaúchos para enfrentar essa crise. 

Uma comitiva do governo sobrevoou nesta quarta-feira alguns municípios entre os mais afetados pelas fortes chuvas: Muçum, Roca Sales, Encantado e Santa Tereza. A visita teve a presença dos ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes e da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta. 

O governador Eduardo Leite acompanhou a comitiva e disse que o foco agora é o resgate das pessoas, principalmente após a previsão de novas chuvas.  

O secretário de Comunicação Social, Paulo Pimenta, afirmou que não vão faltar recursos, existe um plano de trabalho emergencial que pode ser liberado em até 48 horas e comentou a situação na região. 

Outro estado atingido pelo ciclone foi Santa Catarina, que registrou uma morte. As chuvas e ventos fortes deixaram 126 mil unidades consumidoras sem energia em 20 cidades. 

Na madrugada desta quarta-feira, um reservatório de água rompeu no bairro Monte Cristo, em Florianópolis. Equipes do estado estiveram no local para prestar assistência às famílias e avaliar danos e possíveis indenizações. 

Agência Brasil / Por Renato Ribeiro - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Paula de Castro / Alessandra Esteves - 06/09/2023 16:20:09. Última edição: 06/09/2023 16:20:09

Tags: Ciclone Rio Grande Do Sul Mortos Chuvas Desalojados

Leia também:

Bienal abre espaço inédito para quadrinistas independentes

Bienal abre espaço inédito para quadrinistas independentes

Novo espaço celebra a fusão entre literatura e arte e permite a interação dos leitores com seus autores preferidos, diz um dos organizadores da Bienal, Bruno Henrique.

Sobe para 32 os mortos pela passagem de ciclone no RS e SC

Sobe para 32 os mortos pela passagem de ciclone no RS e SC

Ministros garantiram que não faltarão recursos para a assistência às vítimas das fortes chuvas que atingem a região Sul, devido à passagem de um ciclone extratropical.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi