Geral

Cientistas chineses descobrem esferas de vidro que guardam água na Lua

Os cientistas analisaram 117 amostras de esferas multicoloridas e brilhantes que foram coletadas e trazidas para a Terra pela China em 2020.

Pequenas esferas de vidro que armazenam água foram identificadas na superfície da Lua. A descoberta da academia chinesa de ciências de geologia e geofísica foi publicada na revista Nature Geoscience e anunciada nesta semana.

Os cientistas analisaram 117 amostras de esferas multicoloridas e brilhantes que foram coletadas e trazidas para a Terra pela China em 2020. Conforme o estudo, elas se formaram após impactos violentos de pedras que vagavam pelo espaço e se chocaram contra a superfície do satélite natural.

Sem proteção da atmosfera, a Lua é bombardeada por minúsculos meteoritos, resultando na composição destas esferas. O calor gerado derrete o material da superfície adjacente, que resfria posteriormente nas partículas. A água, que consiste em moléculas de hidrogênio e oxigênio, fica armazenada nessas esferas, que agem como uma espécie de esponja, absorvendo as moléculas de água. O volume de água contido em esferas por toda a Lua é estimado em 270 trilhões de quilos, de acordo com a pesquisa, representando um importante reservatório de água, que pode apoiar as próximas atividades de missões tripuladas na Lua, seja como suplementação alimentar, seja como combustível.

Cientistas acreditam que a água que se encontra dentro dessas esferas pode ser liberada através de um processo de aquecimento que, ao libertar vapor, daria origem a água através da condensação.

Foram retirados cerca de 1,7 quilogramas de solo lunar durante a missão chinesa de 2020. A cápsula que trouxe estas amostras caiu na zona da Mongólia. Esta é a terceira missão que colheu solo lunar. As anteriores foram da antiga União Soviética, em 1969, e dos Estados Unidos, em 1972. Outros estudos já haviam encontrado água em esferas de vidro formadas pela atividade vulcânica lunar em amostras recolhidas pelos astronautas americanos da Apollo. 

A NASA deve enviar uma equipe de astronautas para a Lua até o final de 2025. Essa missão deve se concentrar no lado sul do satélite, onde se acredita que as crateras estariam cheias de água congelada.

Agência Brasil / Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís (MA) / Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi - 28/03/2023 16:20:04. Última edição: 28/03/2023 16:20:04

Tags: Lua Água Chineses

Leia também:

Espetáculo circense leva cultura e inclusão à periferia do Rio

Espetáculo circense leva cultura e inclusão à periferia do Rio

Palhaço Afonso Xodó, Banda Rio e Convidados estreia no próximo dia 4 de abril, às 14h, na Arena Abelardo Barbosa, mais conhecida como Arena Chacrinha, em Pedra de Guaratiba.

Governo libera mais de R$ 1,4 milhão para socorrer o Acre

Governo libera mais de R$ 1,4 milhão para socorrer o Acre

Dinheiro é para ajuda humanitária à população vítima das chuvas que atingem o Acre. Serão compradas cestas básicas, kits de higiene, kits de limpeza e colchões.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi