Geral

CIPAs deverão definir regras contra assédio sexual, determina lei

Lei que já está em vigor determina que regras devem estar nas normas internas da empresa e ter ampla divulgação; além disso, empresas terão que definir mecanismos para receber e acompanhar denúncias.

Já está em vigor a lei, sancionada em setembro do ano passado, que determina a adoção de medidas para inserção das mulheres no mercado de trabalho. 

Agora, as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes das empresas, conhecidas como CIPAs, devem definir regras contra o assédio sexual. Essas regras devem estar nas normas internas da empresa e ter ampla divulgação.  

Além disso, é necessário definir processos para recebimento e acompanhamento de denúncias, garantindo o anonimato da pessoa que buscar o serviço. 

Para a advogada do Direito do Trabalho, Karolen Gualda Beber, a nova regra deve tornar o ambiente de trabalho mais seguro para as mulheres. Ela destaca que o assédio pode acontecer por vários meios - não apenas no escritório. 

"A forma, ainda que seja online, ainda que seja em formato de uma brincadeira ali no WhatsApp, não é brincadeira. Isso pode sim ser configurado um assédio. Isso pode ser sim configurar inclusive uma (demissão por) justa causa e um crime, pelo qual o empregado pode processado, julgado e eventualmente, preso. Então, este treinamento é muito importante. As empresas precisam ficar muito atentas a ele".

Ainda de acordo com a lei, a cada 12 meses pelo menos, devem ser feitas ações de orientação dos empregados, independentemente da hierarquia. O treinamento deve incluir temas relacionados à violência, ao assédio, à igualdade e à diversidade no âmbito do trabalho. 

 

*com produção de Michelle Moreira

 

Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sâmia Mendes / Nathália Mendes - 03/04/2023 15:50:24. Última edição: 03/04/2023 15:50:24

Tags: Assédio Sexual Mercado De Trabalho Cipa

Leia também:

Letalidade policial aumenta 29% em fevereiro em São Paulo

Letalidade policial aumenta 29% em fevereiro em São Paulo

Câmeras acopladas ao uniforme dos agentes contribuem para inibir abusos de policiais, mesmo com uso limitado às horas de trabalho, diz o pesquisador Dennis Pacheco.

Litoral do Rio de Janeiro pode ter ondas de até três metros

No fim de semana, em Niterói, na região metropolitana do Rio, grandes ondas atingiram a praia de Itacoatiara, atraindo surfistas para o local.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi