Geral

Com avanço de frente fria, RS permanece em alerta para temporais

Chuvas fortes estão previstas para maior parte do estado

O governo do Rio Grande do Sul mantém alerta de risco de temporais nas próximas horas na maior parte do estado. De com a Sala de Situação do governo, uma frente fria avança pelo Uruguai, provocando instabilidade em regiões do estado, como na metade norte, entre a noite desta quinta-feira (7) e a madrugada de sexta-feira (8). O alerta foi reforçado pelas autoridades no final da tarde de hoje. 

Com avanço de frente fria, RS permanece em alerta para temporais
© Defesa Civil/RS

Há previsão de volumes de chuva, nesta sexta-feira (8), em torno de 30 e 50 mm/dia nos Vales e no leste, chegando pontualmente aos 75 mm/dia no centro e norte gaúcho. Durante o dia, o tempo deve ficar estável, com retorno das chuvas no período da noite. 

Para sábado (9), a previsão é de manhã com tempo instável, com volta gradual do sol no Rio Grande do Sul. 

A metade Sul do estado deve ser atingida pelas chuvas intensas na segunda-feira (11). 

Mortes 

Em balanço divulgado às 19h, o governo confirmou que o número de mortos subiu para 41 em razão das enchentes que atingiram dezenas de cidades.  

Das 41 mortes, a maioria, 15, foi registrada na cidade de Muçum. Os demais óbitos foram identificados em Roca Sales (10), Cruzeiro do Sul (quatro), Lajeado (três), Ibiraiaras (duas), Estrela (duas) e Encantado, Imigrante, Mato Castelhano, Passo Fundo e Santa Tereza (uma morte em cada cidade). 

Segundo o governo estadual, 25 pessoas continuam desaparecidas. Os desabrigados somam 2.944 e os desalojados, 7.607. No total, 122.992 foram atingidas de alguma forma pelas chuvas fortes após passagem de um ciclone extratropical. 

O número de municípios afetados também aumentou para 83. Mais cedo, o governo federal reconheceu o estado de calamidade pública em 79 cidades. 

Por Agência Brasil - Brasília / Edição: Carolina Pimentel - 07/09/2023 21:40:15. Última edição: 07/09/2023 21:40:15

Tags: Temporais Ciclone Rio Grande Do Sul

Leia também:

Número de mortes em enchentes no RS sobe para 41

Número de mortes em enchentes no RS sobe para 41

O número de mortos no Rio Grande do Sul devido às fortes chuvas e enchentes provocadas por um ciclone extratropical que atingiu o estado esta semana subiu para 41. O último boletim da Defesa Civil do Estado, divulgado na noite desta quinta-feira, também informa que o número de pessoas desaparecidas aumentou de nove para 25, sendo oito em Arroio do Meio, oito em Lajeado e nove em Muçum.

Mortes no Rio Grande do Sul por causa de ciclone chegam a 41

Mortes no Rio Grande do Sul por causa de ciclone chegam a 41

Número de municípios afetados subiu para 83. Mais de 120 mil pessoas foram atingidas de alguma forma pelas fortes chuvas.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi