Rio Grande do Sul enfrentará temporais nesta semana
Mais de cem cidades gaúchas sofrem com estragos deixados por enchentes e passagem de ciclone. Número de mortos no estado chega a 48.
Recomendações são de uso de protetor solar e ingestão de líquidos
Os meteorologistas estão alertando que esta semana, a última do inverno, será de muito calor na maior parte do país. Isso porque um bloqueio atmosférico vai impedir a chegada de frentes frias nos próximos dias, elevando as temperaturas. No Rio de Janeiro, o Alerta Rio prevê temperaturas que podem chegar a 40°C na capital fluminense. O calor intenso vai até domingo (24).
© Arquivo/ Agência Brasil
Para esta terça-feira (19), é esperado que a temperatura varie entre 36°C e 18°C, com ventos fracos e sem nebulosidade. A quarta-feira (20) deve seguir o mesmo padrão, atingindo a máxima de 35°C e mínima de 17°C, com céu limpo e sem previsão de chuva.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), pode haver uma diminuição da temperatura na quarta-feira com a possibilidade de chuvas isoladas no dia seguinte. O calor deve voltar na sexta-feira (22), com temperaturas acima dos 30°C.
Além do calor, podem ser registradas queda da umidade relativa do ar, entre 20% e 12%, em algumas localidades. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade ideal para a saúde deve estar entre 50% e 60%.
Para evitar casos de insolação e desidratação em razão das temperaturas elevadas e da baixa umidade do ar, os cuidados devem ser redobrados. Nos dois casos, os sintomas são parecidos: dores de cabeça, tontura, náusea, pele quente e seca, câimbras, pulso rápido, temperatura elevada, distúrbios visuais e confusão mental. Ao apresentar esses sinais, a pessoa deve solicitar ajuda, tentar refrescar o corpo em local protegido do sol e, se possível, colocar os pés para o alto.
Nesses dias de calor extremo, o Alerta Rio recomenda evitar ambientes fechados, aglomerações e exercícios ao ar livre entre 11h e 16h. O Centro de Operações Rio (COR) e a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de janeiro aconselham, em suas redes sociais, ingerir bastante líquido; comer frutas, legumes e vegetais; uso de soro para hidratar nariz e olhos; utilizar protetor solar e vestir roupas leves durante a semana, além de manter os ambientes ventilados.
*Estagiário sob supervisão de Akemi Nitahara
Por Francisco Eduardo Ferreira - estagiário da Agência Brasil* - Rio de Janeiro / Edição: Carolina Pimentel - 19/09/2023 06:40:08. Última edição: 19/09/2023 06:40:08
Tags: Onda De Calor Inmet Insolação Altas Temperaturas
Mais de cem cidades gaúchas sofrem com estragos deixados por enchentes e passagem de ciclone. Número de mortos no estado chega a 48.
Nesta semana, o Não Se Engane verifica duas mensagens que circularam viralizaram na internet nesta semana. Uma delas surgiu em um vídeo no qual uma mulher acusa o presidente Lula de reter as doações feitas na cidade de Lajeado (RS). A alegação foi desmentida pelo prefeito da cidade, pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, pela Secretaria de Comunicação do governo federal e até pela própria mulher.
Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.
Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.