Geral

Comandante da PM no Rio é afastado após mortes de crianças

Duas crianças foram mortas durante ação de policiais militares no Morro do Dendê

Nesse sábado (12), a menina Eloah Passos, de 5 anos, e o adolescente Wendel Eduardo, de 17, foram mortos durante ação de policiais militares no Morro do Dendê. O tenente-coronel Fábio Batista Cardoso foi afastado do comando do Batalhão da Polícia Militar da Ilha do Governador, na zona norte do Rio. Segundo a Secretaria de Estado de Polícia Militar, a decisão foi tomada para dar maior transparência à investigação dos fatos.

A Polícia Militar (PM) afirmou, em nota, que durante patrulhamento houve uma tentativa de abordagem a um jovem que dirigia uma moto. Ele disparou contra os policiais, que revidaram. O suspeito foi ferido, socorrido e levado por bombeiros ao Hospital Evandro Freire. O condutor da motocicleta foi encaminhado para prestar esclarecimentos.

A PM informou que os policiais foram alvos de tiros disparados do interior da comunidade. Na sequência, manifestantes fecharam ruas próximas e atiraram pedras contra carros e policiais.

Durante o trabalho para liberar o trânsito na região, a PM foi informada sobre uma criança baleada na comunidade do Dendê, socorrida por familiares.  Testemunhas disseram que a vítima teria sido atingida no interior de casa.

Parentes de Eloah informaram que os policiais chegaram atirando para o alto e uma das balas teria atingido a menina.

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio informou que Eloah já chegou sem vida ao Hospital Municipal Evandro Freire, para onde foi encaminhado Wendel Eduardo, que também chegou morto.

Segundo a PM, foi instaurado procedimento “para averiguar a conjuntura das ações”. A corregedoria da corporação acompanha o caso.

A ONG Rio de Paz informou que Eloah a décima criança morta por bala perdida este ano no estado. Desde 2007, quando a entidade começou a contabilizar, já são 101 casos.

Agência Brasil / Por Tatiana Alves - Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Leila dos Santos / Líria Jade - 13/08/2023 20:25:04. Última edição: 13/08/2023 20:25:04

Tags: Ação Policial Mortes No Rio Violência Policial

Leia também:

Lula defende resultado da Cúpula da Amazônia e seu documento final

Em resposta a ator e ambientalista norte-americano, presidente afirmou que Declaração de Belém é “ponto de partida” no diálogo de proteção da floresta.

Enterro de Eloah será nesta segunda na Ilha do Governador

Enterro de Eloah será nesta segunda na Ilha do Governador

A menina, de 5 anos, foi atingida por um tiro quando brincava no quarto, dentro de casa, durante conflito causado pela chegada de policiais militares à comunidade.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi