Geral

Começa, no Rio, júri popular de acusados da morte de cinegrafista

Reús responderão por homicídio doloso qualificado

Começa nesta terça-feira (12), o júri popular dos dois acusados pela morte de cinegrafista Santiago Andrade, atingido (foto) por um rojão durante protesto no centro do Rio de Janeiro, em fevereiro de 2014. Fábio Raposo Barbosa e Caio Silva de Souza são réus por homicídio doloso qualificado e chegaram a ficar presos entre 2014 e 2015, mas respondem em liberdade.

Começa, no Rio, júri popular de acusados da morte de cinegrafista

Segundo o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), não há previsão quanto ao término do julgamento. Estão previstos depoimentos de 21 testemunhas entre acusação e defesa.

Santiago Andrade era cinegrafista da TV Bandeirantes e foi atingido por um rojão enquanto cobria uma manifestação contra o aumento das passagens de ônibus no Rio, ato realizado perto da Central do Brasil, no dia 6 de fevereiro de 2014. O cinegrafista ficou internado e morreu quatro dias depois.

Cinegrafista foi ferido, no Rio, em protesto contra aumento de passagens de ônibus. Morreu quatro dias depois, em 2014 - Reprodução TV Brasil/Gabriel Penchel

Os acusados respondem pelos crimes de explosão e homicídio doloso triplamente qualificado, por motivo torpe, impossibilidade de defesa da vítima e uso de explosivo.

Recurso

A justiça determinou - em primeira instância - que os dois réus seriam julgados pelo Tribunal do Júri. A defesa recorreu e o Tribunal de Justiça do Rio determinou - em segunda instância - que o crime não tinha intenção de matar.

O Ministério Público do Rio recorreu e o caso foi parar no Superior Tribunal de Justiça, em Brasília. O ministro-relator no STJ, Jorge Mussi, deferiu o pedido do MPRJ de dar seguimento ao processo no tribunal do júri.

Em 2017, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, confirmou o prosseguimento das medidas necessárias para submeter os dois réus ao tribunal do júri.

Por Ana Cristina Campos - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro / Edição: Kleber Sampaio - 12/12/2023 14:55:17. Última edição: 12/12/2023 14:55:17

Tags: Júri Rio De Janeiro Cinegrafista TV Bandeirantes

Leia também:

Lula e autoridades de AL buscam solução para vítimas de afundamento

Lula e autoridades de AL buscam solução para vítimas de afundamento

Participaram da reunião o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, o ministro dos Transportes, Renan Filho, da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o governador de Alagoas, Paulo Dantas, os senadores Renan Calheiros, Rodrigo Cunha e Fernando Farias, além do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas.

Nona onda de calor deverá atingir regiões do Brasil nesta semana

Nona onda de calor deverá atingir regiões do Brasil nesta semana

Cor laranja indica situação meteorológica perigosa, quando as pessoas devem se manter vigilantes e informadas regularmente sobre as condições meteorológicas previstas.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi