Geral

Comitiva presidencial vai visitar o Rio Grande do Sul após chuvas

É o que disse o presidente em exercício, Geraldo Alckmin. As ações foram definidas durante uma reunião nesta sexta-feira (8), no Palácio do Planalto, em Brasília, com representantes de dez ministérios.

Depois que as fortes chuvas atingiram o Rio Grande do Sul, uma comitiva presidencial vai visitar o estado, no próximo domingo (10). É o que disse o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, que também explicou o motivo de o presidente Lula não ter visitado a região. 

Comitiva presidencial vai visitar o Rio Grande do Sul após chuvas

As ações foram definidas durante uma reunião convocada por Alckmin, nesta sexta-feira (8), no Palácio do Planalto, em Brasília, com representantes de dez ministérios. Com a ida do presidente Lula para a cúpula do G20, na Índia, o vice-presidente assume o comando do Brasil, temporariamente. 

No país asiático, o presidente Lula postou nas redes sociais que conversou com o governador gaúcho, Eduardo Leite, e que os membros do governo federal “formaram um comitê permanente de apoio” ao estado. 

Desde que o ciclone extratropical atingiu o Rio Grande do Sul, mais de 80 cidades já tiveram o reconhecimento da situação de calamidade pelo governo federal. Além das ações já tomadas, Geraldo Alckmin anunciou outras iniciativas: entre elas, o envio de R$ 800 por pessoa desabrigada, para as prefeituras. 

Além disso, foi anunciado o envio de 20 mil cestas de alimentos para as cidades atingidas; a criação de uma sala permanente de situação e também a criação de um comando conjunto das forças armadas. O Ministério da Defesa informou ter enviado mais de 600 militares, para ajudarem na busca e resgate das vítimas, transporte aéreo, triagem e entrega de roupas e alimentos. 

Desde que as fortes chuvas atingiram o estado, o Ministério da Saúde enviou repasses para o hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre, o envio da Força Nacional do SUS e também de mais de 15 mil kits de medicamentos e materiais hospitalares. 

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, anunciou que vai antecipar o pagamento dos benefícios da Previdência Social para as mais de 700 mil pessoas atingidas pelo ciclone, o que totaliza cerca de R$ 1,2 bilhão. 

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Paula Castro/ Renata Batista - 08/09/2023 16:25:04. Última edição: 08/09/2023 16:25:04

Tags: Ciclone No Rio Grande Do Sul Chuvas Geraldo Alckmin

Leia também:

Com nova frente fria, RS tem previsão de mais chuvas intensas

Com nova frente fria, RS tem previsão de mais chuvas intensas

A partir desta sexta-feira (8), o avanço de uma nova frente fria vai potencializar a instabilidade e provocar acumulados de chuva, podendo atingir as mesmas áreas impactadas nos últimos dias.

SP: três cidades terão sistema de sirene de alerta para temporais

SP: três cidades terão sistema de sirene de alerta para temporais

São elas: São Sebastião e Guarujá, no litoral, e o município de Franco da Rocha, na região metropolitana. De acordo com a Defesa Civil, os equipamentos serão disponibilizados para o próximo verão.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi