Geral

Comlurb reforça ações para descarte correto de lixo nas praias do Rio

As ações educativas vão ser comandadas pelo grupo Chegando de Surpresa, formado por garis que usam a música e a dança para ensinar sobre o descarte correto dos detritos, e vão acontecer todas as quartas, quintas, sextas e sábados, até o fim do verão.

A grande quantidade de lixo deixada nas praias do Rio de Janeiro por banhistas no último fim de semana acendeu o alerta da Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana), que vai reforçar as campanhas de conscientização em toda a orla. As ações educativas vão ser comandadas pelo grupo Chegando de Surpresa, formado por garis que usam a música e a dança para ensinar sobre o descarte correto dos detritos, e vão acontecer todas as quartas, quintas, sextas e sábados, até o fim do verão.

Somente no sábado e no domingo, os garis recolheram 610 toneladas de lixo, como vasilhames de plásticos, copos descartáveis, guimbas de cigarro, garrafas de cerveja, entre outros.

De acordo com o presidente da Comlurb, Flávio Lopes, a quantidade é quase o dobro do coletado em um fim de semana típico de verão, em torno de 350 toneladas.

O gari Jorge trabalha há 26 anos na gerência da Comlurb de Copacabana, zona sul da capital, e diz que as pessoas precisam ter mais responsabilidade com o lixo que produzem.

Para Fernanda Cubiaco, coordenadora do Movimento ambiental Bota Pra Girar, a praia hoje é um grande mercado consumidor e as pessoas atribuem a responsabilidade de recolher o lixo apenas à Comlurb, deixando as embalagens para trás. Quando, ressalta ela, a gestão do lixo deve ser compartilhada com ações coordenadas e o envolvimento de órgãos públicos, organizações não governamentais e a indústria de alimentos e bebidas.

No último domingo, a Comlurb multou em R$ 136.428,80 os organizadores de uma festa clandestina do Grupo Clareou realizada na praia do Recreio dos Bandeirantes, zona oeste da cidade. A multa foi com base na Lei de Limpeza Urbana e levou em consideração, dano ambiental, volume gerado, ausência de forma de disposição dos resíduos, além da área afetada e dano paisagístico.

O total de resíduos recolhidos em um domingo normal de verão na Praia do Recreio é de cerca de 20 toneladas. Neste domingo, com o evento clandestino, o total de resíduos gerados chegou a 88,4 toneladas.

Agência Brasil / Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Rádio Nacional/Edgard Matsuki - 17/01/2023 13:00:13. Última edição: 17/01/2023 13:00:13

Tags: Comlurb Lixo Praias Rio De Janeiro

Leia também:

Explosão mata cinco pessoas em clube de tiro em Manaus

O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Robson Falcão fala sobre as condições da estrutura do local e destaca que a Defesa Civil ainda vai analisar se o espaço será interditado.

Ricardo Galvão é novo presidente do CNPq

Um anúncio formal está marcado para as 15h desta terça-feira, quando a ministra Luciana Santos, deverá oficializar o nome do cientista.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi