Geral

Concessão de vistos para Portugal vira problema para brasileiros

Entenda o que mudou

Cada vez mais brasileiros decidem buscar melhores condições de vida e trabalho em Portugal. Mas uma mudança na política de concessão de vistos, que deveria facilitar a entrada de quem quer trabalhar no país, acabou virando uma dor de cabeça para centenas de pessoas.

Em novembro do ano passado, o governo português passou a permitir que imigrantes solicitem um visto com validade de 120 dias, renováveis por mais 60, para tentar conseguir uma ocupação durante esse período e, então, pedir a autorização para a residência definitiva.

Já no primeiro dia depois da mudança, a assessora parlamentar Fernanda do Nascimento, que mora no Rio de Janeiro, foi até a empresa terceirizada, contratada pelo consulado de Portugal para entregar a documentação exigida e pagar as taxas de cerca de R$ 1 mil.

Com a expectativa de que o visto seria concedido em até 60 dias, ela se preparou para a mudança. Mas, até agora, não teve nenhuma resposta.

A demora está afetando pessoas de diversos estados brasileiros. A advogada Mariellen Vieira Gomes mora em Vila Velha (ES), mas faz parte de um grupo com cerca de 200 pessoas tentando obter o visto com o consulado, mas nenhuma delas conseguiu até esta segunda-feira (dia 23) data em que uma pequena manifestação foi feita em frente à representação diplomática pedindo respostas.

Além de pagar as taxas, os futuros imigrantes precisam tomar outras providências, como reservar o equivalente a três salários mínimos de Portugal, cerca de R$ 13 mil e contratar seguro-viagem.

O consulado não enviou nenhum posicionamento até o fechamento desta reportagem.

Agência Brasil / Por Tâmara Freire, da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Luiz Cláudio Ferreira (web) - 23/01/2023 18:20:08. Última edição: 23/01/2023 18:20:08

Tags: Portugal Imigração Visto

Leia também:

Moraes determina que PF envie cópia de minuta de golpe ao TSE

Moraes determina que PF envie cópia de minuta de golpe ao TSE

Documento encontrado na casa de Torres sugere um decreto de estado de defesa para ser cumprido no TSE cujo objetivo seria mudar o resultado das eleições de 2022.

Restaurante de imigrantes peruanos em SP sofre ataques xenofóbicos

Restaurante de imigrantes peruanos em SP sofre ataques xenofóbicos

Depois que o estabelecimento expôs posicionamento político em placas, recebeu mensagens xenofóbicas, com comentários de ódio e ameaças nas redes sociais.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi