Geral

Condutores devem ficar atentos às novas regras do Contran

O Conselho Nacional de Trânsito publicou uma resolução para deixar mais clara a diferença entre ciclomotor, veículo autopropelido, bicicleta elétrica e motocicletas.

Quem usa patinetes e bicicletas elétricas para se locomover pela cidade tem que ficar atento a algumas regras específicas. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou uma resolução para deixar mais clara a diferença entre ciclomotor, veículo autopropelido, bicicleta elétrica e motocicletas.

Ciclomotores têm duas ou três rodas e a velocidade máxima é de 50 quilômetros por hora, como a mobilete e a bicimoto.

Já os veículos autopropelidos podem ter uma ou mais rodas e a velocidade máxima é de 32 quilômetros por hora. Exemplos são skates e patinetes elétricos.

Segundo o instrutor de direção Rogério Nogueira o texto traz novidades quanto à potência e à velocidade desses veículos.

Os veículos autopropelidos, assim como bicicletas elétricas, não exigem habilitação, mas existem regras de segurança, alerta o instrutor.

A resolução começa a valer em julho. Bicicletas elétricas, patinetes e outros veículos autopropelidos não precisam ser registrados. Já os ciclomotores que estão sem registro podem ser regularizados entre 1° de novembro de 2023 e 31 de dezembro de 2025.

Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Paula Castro/ Renata Batista - 23/06/2023 18:50:07. Última edição: 23/06/2023 18:50:07

Tags: Contran Transporte Mobilidade

Leia também:

Rio e Penedo-AL são candidatas à Rede de Cidades Criativas da Unesco

Capital fluminense foi indicada pela vocação na área da literatura, enquanto o município alagoano, como cidade criativa do cinema.

Novos vídeos mostram como homem amarrado foi abordado pela PM em SP

O caso do homem que teve os pés e as mãos amarrados por policiais, Robson Rodrigo Francisco, acusado de furto em um mercado na zona sul de São Paulo, tem novo desdobramento.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi