Geral

Conferência de Ministros da Agricultura começa hoje na Costa Rica

Autoridades vão debater segurança alimentar nas Américas

Ministros da Agricultura de países das Américas se reúnem em San José, na Costa Rica, a partir desta terça-feira (3), para discutir os principais desafios do setor. Pelos próximos três dias, temas como sustentabilidade, segurança alimentar, mudanças climáticas e agricultura familiar devem dominar os debates na capital costa-riquenha.

Conferência de Ministros da Agricultura começa hoje na Costa Rica

A chamada Conferência de Ministros da Agricultura das Américas acontece a cada dois anos. O lema, em 2023, é “Uma aliança continental para a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável”. De acordo com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), a proposta é apresentar ações conjuntas que fortaleçam o papel da agricultura do continente como fiador da segurança alimentar e da sustentabilidade mundial.

Para a entidade, as crises climática, econômica e bélica, bem como mudanças no contexto internacional, demandam o que os especialistas se referem como um agro renovado, mais produtivo e resiliente. O objetivo é criar uma espécie de coalizão entre os países das Américas que permita a eles encarar os desafios em torno da segurança alimentar e das mudanças ambientais do planeta.

Além dos ministros da agricultura de cada Estado-membro, o encontro deve receber o presidente do Panamá, Laurentino Cortizo Cohen; o presidente da Guiana, Mohamed Irfaan Ali; o vencedor do prêmio Nobel de Economia Michael Kremer; e o vencedor do prêmio Mundial da Alimentação Rattan Lal. A conferência inclui ainda uma sessão da Junta Interamericana de Agricultura (JIA), composta por 34 ministros da Agricultura e que constitui o principal órgão de governo do IICA.

Reunidos em San José, os ministros devem discutir também a participação do continente na próxima Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (COP28), programada para o fim deste ano em Dubai. Na véspera do encontro, já em solo costa-riquenho, eles classificaram a ação coletiva como imprescindível para garantir a segurança alimentar e fortalecer o papel da atividade agropecuária no desenvolvimento das Américas.

*A repórter viajou a convite do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

Agência Brasil / Por Paula Laboissière - Enviada especial* - San José (Costa Rica) / Edição: Marcelo Brandão - 03/10/2023 06:30:14. Última edição: 03/10/2023 06:30:14

Tags: Segurança Alimentar Costa Rica Conferência De Ministros Da Agricultura Das Américas Agricultura

Leia também:

Apoio de forças federais no RJ é por tempo indeterminado, diz Castro

Apoio de forças federais no RJ é por tempo indeterminado, diz Castro

Governador do Rio de Janeiro esteve reunido com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, na noite desta segunda-feira (2), em Brasília. União e estado planejam ação conjunta para enfrentar o crime organizado.

Anvisa manda suspender a venda de 28 lotes da Sidra Cereser

Anvisa manda suspender a venda de 28 lotes da Sidra Cereser

Empresa informou o recolhimento do produto porque pode haver fragmentos de vidro na bebida, que podem provocar cortes na boca ou em partes do intestino se ingeridos.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi