Geral

Confirmadas mais quatro mortes em operação no Guarujá

A Operação Escudo foi deflagrada após o assassinato do PM da Rota Patrick dos Reis, na última quinta-feira (27).

A Secretaria de Segurança Pública confirmou mais quatro mortes na Operação Escudo, no Guarujá, baixada santista. Com isso, aumentou de 8 para 12 o número de pessoas mortas. De acordo com a secretaria, todos morreram em confronto com a polícia. Também foram presas 32 pessoas e apreendidos 20 quilos de drogas.

Representante da Ouvidoria das Polícias esteve no Guarujá, nessa segunda e, em nota, manifestou preocupação com denúncias de moradores que admitiram atuação violenta da polícia, com execução e tortura, além de ameaças contra a população local.

A Operação Escudo foi deflagrada após o assassinato do PM da Rota Patrick dos Reis, na última quinta-feira (27). Três pessoas envolvidas no crime já foram presas.

Diante das mortes durante a operação, o Ministério Público de São Paulo designou três promotores para averiguar as ações da PM. De acordo o Ministério Público, além de investigar a morte do policial, responsabilizando os autores dentro do devido processo legal, os promotores também vão tentar descobrir se as forças policiais cometeram delitos na resposta à morte de Patrick dos Reis.

Apesar do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, ter dito que estava satisfeito com a operação policial, durante coletiva nessa segunda-feira, houve reação de entidades de direitos humanos às mortes no Guarujá.

A Comissão Permanente de Direitos Humanos da OAB afirmou que a morte do soldado é inaceitável e será sempre lamentada. Assim como as ações à margem da estrita legalidade com que as forças policiais devem atuar na garantia da segurança de toda a população.

Já a Comissão Arns demonstrou perplexidade com a manifestação do governador e do Secretário de Segurança Pública, em defesa da ação, mesmo antes do resultado da apuração. Acrescentou que, a conclusão só poderia ser feita após a realização de investigações rigorosas e independentes.

Agência Brasil / Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Leila Santos/ Renata Batista - 01/08/2023 15:15:04. Última edição: 01/08/2023 15:15:04

Tags: Operação Escudo Guarujá

Leia também:

Feira em Petrolina (PE) comemora 50 anos da Embrapa

Após quatro anos sem uma edição presencial, a feira Semiárido Show abre nesta terça-feira (1º) com programação especial. Até o dia 4 de agosto, o público pode participar, de graça, de 10 seminários e 50 palestras.

Biblioteca Nacional terá polo na Estação Antártica Comandante Ferraz

Biblioteca Nacional terá polo na Estação Antártica Comandante Ferraz

Lote de 700 livros da Biblioteca Nacional serão enviados à base. Transporte será feito pelo navio de apoio oceanográfico Ary Rongel, da Marinha do Brasil.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi