Geral

Cordão do Boitatá realiza seu 27º Cortejo neste domingo no Rio

Bloco inicia seu trajeto pelas ruas da Assembleia e da Carioca às 8h

A retomada da democracia é o tema do carnaval deste ano do Cordão do Boitatá, um dos blocos pioneiros na retomada do carnaval de rua do Rio de Janeiro e reconhecido como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado.

Cordão do Boitatá realiza seu 27º Cortejo neste domingo no Rio
© Divulgação/Boitatá/Sabrina Mesquita

O bloco realiza seu 27º Cortejo neste domingo (12), pré-carnaval, às 8h, retomando o trajeto pelas ruas da Assembleia e Carioca. Nesta última, o cortejo vai parar diante da Casa do Choro e tocar composições de Pixinguinha e alguns sambas, segundo informou à Agência Brasil o diretor musical do bloco, acordeonista, pianista e compositor Kiko Horta.

No dia 19, durante o 17º Baile Multicultural, na Praça XV, no centro da cidade, a partir das 9h, serão feitas algumas homenagens, por exemplo, aos 80 anos de Paulinho da Viola e de Gilberto Gil, aos 85 anos de Martinho da Vila, a Gal Costa, a Moraes Moreira.

Campanha

Divulgação/Boitatá/Sabrina Mesquita

Este ano, o Cordão do Boitatá lançou campanha de financiamento coletivo para ajudar a viabilizar o Baile Multicultural. “Qualquer quantia é bem-vinda. É bem importante que as pessoas compartilhem, cheguem junto”, disse Horta. A campanha vai se estender até alcançar a meta estabelecida de R$ 150 mil. Para os integrantes do bloco, realizar o baile na Praça XV significa manter a tradição carnavalesca do Boitatá e entregar, além do cortejo, um show para o público, que chega a durar sete horas, com foliões e turistas nacionais e internacionais.

O mecanismo de captação dos recursos está no site do bloco. A iniciativa tem parceria da Associação de Fomento ao Empreendedor Sócio-cultural Educacional Saúva, que faz a captação e o gerenciamento da verba. Quem quiser contribuir com a campanha pode depositar diretamente via PIX [email protected], através do QR Code para uma conta da Saúva exclusiva, ou nos cartões e Paypal.

Turma grande

A orquestra de rua vai sair com 100 músicos. Incluindo as alas dos estandartes e dos pernas de pau, entre outras, o bloco totaliza em torno de 200 componentes. “É uma turma grande”, afirmou Kiko Horta.

Atrás do bloco, acompanhando o cortejo, seguem entre 15 mil a 20 mil pessoas. Já no baile, na Praça XV, cerca de 60 mil a 70 mil foliões acompanham os shows, que se estendem até as 17h e reúnem artistas como Teresa Cristina, Jongo da Serrinha, Rita Benedita, Moyseis Marques, entre outros. “Vai ser animado, vai ser bonito”, prometeu o diretor.

Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro / Edição: Maria Claudia - 12/02/2023 07:40:08. Última edição: 12/02/2023 07:40:08

Tags: Cordão Do Boitatá Carnaval 27º Cortejo

Leia também:

Veleiro apreendido e doado aos Escoteiros do Brasil faz 1ª expedição

Veleiro apreendido e doado aos Escoteiros do Brasil faz 1ª expedição

Trajeto parte de Natal e vai até Paranaguá, no Paraná, e poderá levar até 30 dias, dependendo do clima. É uma expedição inédita para os escoteiros brasileiros.

Iphan apresenta propostas para recuperar o Cais do Valongo

Iphan apresenta propostas para recuperar o Cais do Valongo

Sítio arqueológico está em situação precária e corre o risco de perder título de Patrimônio Mundial da Unesco. Iphan pretende fazer ações conjuntas para recuperar o local.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi