Geral

CPF passa a ser único registro de identificação para órgãos públicos

Cadastro de Pessoas Físicas passa a ser o único documento necessário para identificação do cidadão nos bancos de dados de todos os serviços públicos do país. Isso é o que determina lei sancionada nessa quarta-feira (11).

O número do CPF, Cadastro de Pessoas Físicas passa a ser o único documento necessário para identificação do cidadão nos bancos de dados de todos os serviços públicos do país. Isso é o que determina lei sancionada nessa quarta-feira (11).

Com a mudança, órgãos públicos não exigirão outros números - como RG e Título de Eleitor, por exemplo - para o atendimento ou preenchimento de cadastro.

O número do CPF também deverá constar nos novos documentos de registro civil de pessoas naturais ou em documentos de identificação emitidos pelos conselhos profissionais.

E também deverá constar nas novas emissões de certidão (nascimento, casamento e óbito), identificação no INSS - o Instituto Nacional do Seguro Social -, carteira de trabalho, de motorista, entre outros.

A pedido do Ministério da Saúde, o presidente Lula vetou a exigência do CPF na hora do atendimento em serviços de saúde. Segundo a pasta, isso prejudicaria o acesso à saúde para estrangeiros e brasileiros que não possuem CPF.

Órgãos públicos e entidades terão um ano para adequarem os sistemas e os procedimentos de atendimento. Também haverá o prazo de dois anos para que os serviços públicos façam as mudanças necessárias nos bancos de dados para a troca, entre si, de informações sobre o cidadão a partir do CPF.

Agência Brasil / Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís (MA) / Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi - 12/01/2023 12:35:05. Última edição: 12/01/2023 12:35:05

Tags: CPF Órgãos Públicos Lei Documento único

Leia também:

Vazão de hidrelétricas cria alerta em 20 cidades em Sergipe e Alagoas

Alerta foi emitido pelos governos dos dois estados por causa das chuvas acima da média nas últimas semanas na Região Sudeste, que aumentaram os níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas de Três Marias e Sobradinho em MG.

Sugestões para flexibilizar A Voz do Brasil podem ser dadas até amanhã

Sugestões para flexibilizar A Voz do Brasil podem ser dadas até amanhã

Sugestões de datas devem ser enviadas ao Ministério das Comunicações por meio da Consulta Pública nº 12/2022, disponível na plataforma Participa + Brasil.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi