Geral

CPMI vai ouvir ex-chefe de operações da PMDF nesta segunda-feira

Ele deverá responder a questionamentos sobre o 12 de janeiro, quando manifestantes depredaram diversos ônibus na capital e tentaram invadir o edifício sede da Polícia Federal.

A semana já começa com depoimento na CPI Mista do 8 de janeiro. Na segunda-feira (26), às 14h, será ouvido o coronel Jorge Eduardo Naime, que era chefe do Departamento de Operações da Polícia Militar do Distrito Federal e tinha tirado folga nos dias que antecederam os ataques golpistas. Naime está preso na Papuda, aqui em Brasília por risco às investigações e deverá ir ao Senado com escolta policial. Ele deverá responder a questionamentos sobre outra data, o 12 de janeiro, quando manifestantes depredaram diversos ônibus na capital e tentaram invadir o edifício sede da Polícia Federal.

Na terça-feira (27), pela manhã, outro depoimento importante, o do coronel do Exército Jean Lawand Júnior. Ele trocou mensagens com o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, o coronel Mauro Cid, defendendo um golpe militar após as eleições do ano passado. Nas mensagens, Lawand pede que Cid convença o Bolsonaro a “dar a ordem”.

Como foram convocados, tanto Naime quanto Lawand não podem se recusar a comparecer.

Em outra CPI, dessa vez a das ONGs, votação de requerimento,18 ao todo. São pedidos de audiências públicas com lideranças indígenas e pedidos de informação. Depois, os senadores vão ouvir três líderes indígenas: Alberto Brazão Goes, Adriel Kokama e Valdeci Baniwa.

Na Câmara, negociações em torno da Reforma Tributária. O presidente da Casa, Arthur Lira, já reservou a primeira semana de julho para votação do relatório do deputado Aguinaldo Ribeiro. Na pauta, também estará a análise das alterações feitas pelo Senado no Projeto de Lei Complementar das novas regras fiscais.

Sessão deliberativa no plenário mesmo, só depois de 2 de julho. Isso por conta das festas juninas. Arthur Lira liberou os deputados a curtirem a semana em seus estados.

Agência Brasil / Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Rádio Nacional/ Marizete Cardoso - 25/06/2023 08:15:09. Última edição: 25/06/2023 08:15:09

Tags: CPMI Depoimento 12 De Janeiro Jorge Eduardo Naime

Leia também:

Justiça do RJ decreta a interdição do Estádio de São Januário

O Ministério Público do Rio entrou com uma ação contra o Clube de Regatas Vasco da Gama pedindo a interdição do local depois da derrota do time carioca para o Goiás, na quinta-feira (22). Após a partida, as arquibancadas foram depredadas, bombas foram arremessadas e as áreas dos camarotes e cabines de rádio foram invadidas.

Ações ambientais ajudam na recuperação de 254 hectares de florestas

Ações ambientais ajudam na recuperação de 254 hectares de florestas

Resultados apresentados no Relatório de Sustentabilidade 2022 da Petrobras com informações, indicadores e compromissos relacionados às questões ambientais, sociais e de governança.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi