Geral

Cremerj cassa de forma definitiva registro de Dr. Jairinho

Ex-vereador é réu em processo que investiga a morte do enteado

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) cassou o registro de Jairo de Souza Santos Junior, conhecido como Dr. Jairinho. A decisão foi unânime na plenária do julgamento que ocorreu nesta quarta-feira (15), na sede do conselho. Por ter caráter definitivo, a penalidade impede que Jairinho exerça a profissão no país. Ele é acusado pela morte do enteado Henry Borel, de 4 anos de idade, que aconteceu no dia 8 de março de 2021. A mãe do menino, Monique Medeiros de Almeida, que era companheira de Jairinho, também responde pelo crime de homicídio.

Cremerj cassa de forma definitiva registro de Dr. Jairinho
© Tomaz Silva/ Agência Brasil

Henry foi morto no apartamento onde morava com a mãe e o então padrasto na zona oeste do Rio de Janeiro. O laudo da necrópsia do Instituto Médico-Legal (IML) indicou que o menino teve hemorragia interna por laceração hepática em decorrência de uma ação contundente. Os exames apontaram 23 lesões no corpo da criança.

Jairinho já havia tido o mandato de vereador cassado em junho de 2021 em sessão plenária da Câmara do Rio. Foi a primeira vez que isso aconteceu com um vereador na cidade. Na ocasião, ele também perdeu os direitos políticos pelos próximos oito anos.

Em janeiro desse ano, a Justiça do Rio de Janeiro negou mais um pedido de habeas corpus do ex-vereador. A defesa de Jairinho alegava que a prisão preventiva dele, que aconteceu em 8 de abril de 2021, tinha sido mantida de forma ilegal e que não tinha fundamentação idônea.

Monique Medeiros responde em liberdade pelo crime. A prisão preventiva dela foi revogada em agosto do ano passado. Os dois foram denunciados pelo Ministério Público do Rio por homicídio triplamente qualificado, tortura, coação de testemunha, fraude processual e falsidade ideológica. Eles vão a júri popular, mas a data do julgamento ainda não foi marcada.

Por Rafael Cardoso - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro / Edição: Juliana Andrade - 15/03/2023 20:35:09. Última edição: 15/03/2023 20:35:09

Tags: Cremerj Dr. Jairinho Henry Borel Rio De Janeiro Registro De Médico

Leia também:

Ministério da Justiça autoriza intervenção nas penitenciárias do RN

Ministério da Justiça autoriza intervenção nas penitenciárias do RN

Agentes da força-tarefa vão coordenar serviços de guarda, de vigilância e custódia de presos. Homens da Força Nacional já estão no estado para reforçar a segurança após ataques de criminosos a prédios públicos, comércio e veículos em diversas cidades.

Em dois meses, fogo na Terra Indígena Yanomami cai 62%

Em dois meses, fogo na Terra Indígena Yanomami cai 62%

Redução da área queimada está ligada à retomada da presença do Estado no território, após a repercussão internacional da crise humanitária vivida pelos indígenas, diz diretora do Ipam.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi