Geral

Crise hídrica mundial é tema de conferência em Nova York

Países representados na ONU buscam ações conjuntas para mudar cenário

Com o tema Acelerando ação para o futuro sustentável, a Organização das Nações Unidas (ONU) realiza até esta sexta-feira (24), em Nova York, sua conferência anual sobre a água. No encontro, que começou ontem (23), os países representados na ONU discutem o risco iminente de uma crise hídrica mundial.

“Estamos drenando o sangue vital da humanidade por meio do consumo vampiresco e uso insustentável [da água] e evaporando-o por meio do aquecimento global”, disse o o secretário-geral da ONU, António Guterres. A proposta do evento é decidir ações conjuntas que possam transformar esse cenário nos próximos anos.

Diferentemente de outras reuniões climáticas, a conferência das Nações Unidas não pretende produzir acordos vinculantes, como o de Paris, assinado em 2015, e sim engajar os países em soluções que possam ser implementadas até 2030. De acordo com o secretário-geral, a reunião deve resultar em “uma ousada Agenda de Ação Hídrica, que dá à força vital do nosso mundo o compromisso que ela merece”.

A comitiva brasileira na conferência tem cerca de 50 representantes, entre membros do governo e da sociedade civil.

O secretário-geral Antonio Guterres destacou que cerca de três em cada quatro desastres naturais estão ligados à água. Para Guterres, existe uma lacuna na gestão da água, e os governos precisam desenvolver e implementar planos que garantam acesso equitativo ao o recurso.

O secretário-geral propôs também investimento massivo em sistemas de água e saneamento, lembrando que as nações mais ricas devem mobilizar recursos para apoiar as economias emergentes.

*Com informações de Mara Lopes, da ONU News

Por Paulliny Tort – Repórter da Agência Brasil* - Brasília / Edição: Nádia Franco - 23/03/2023 17:13:14. Última edição: 23/03/2023 17:13:14

Tags: ONU Conferência Sobre A água Crise Hídrica

Leia também:

Reabertura do metrô em São Paulo segue indefinida

Apesar da empresa ter anunciado que haveria liberação de catracas, o TRT determinou operação reduzida, mas com cobrança de tarifa, com 80% do efetivo nos horários de pico e 60% nos demais horários.

Mostra Tiradentes chega a São Paulo e exibe 27 filmes no Cinesesc

Mostra Tiradentes chega a São Paulo e exibe 27 filmes no Cinesesc

Muitos filmes são inéditos na cidade, mas premiados na 26ª edição do festival, em janeiro. Entre eles, As Linhas da Minha Mão, de João Dumans, que será exibido hoje na abertura do evento.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi