Queremos reativar diálogo, diz ministro sobre Cúpula da Amazônia
Ministros Mauro Vieira e Marina Silva participam de reunião em Belém com membros do Tratado de Cooperação Amazônica para encontrar solução para desafios comuns.
Povos da Bahia já cobravam levantamento do estado
O líder indígena Kâhu Pataxó, do Movimento Unido dos Povos Indígenas da Bahia, afirmou, nesta segunda-feira (6), que as informações do Censo Indígena 2022 são fundamentais. "Inclusive, a gente da Bahia já vinha cobrando há muito tempo do próprio estado um levantamento como esse, independente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) à época”.
© Antonio Cruz/ Agência Brasil
Em entrevista à Agência Brasil, Kâhu Pataxó lembrou que, em 2012, levantamento feito por uma secretaria estadual já trazia um pouco do retrato das comunidades do território baiano e apresentava alguns dados importantes.
“Para a gente, os dados do IBGE são fundamentais, até porque toda política pública é pensada em cima de dados demográficos. Agora, a gente tem os dados para discutir com o governo da Bahia políticas públicas voltadas para a comunidade, com um retrato mais fiel de como está a realidade indígena hoje, na Bahia.”
De acordo com o Censo do IBGE, a Bahia e o Amazonas concentram 42,51% da população indígena do país. Residem no Amazonas 490.854 pessoas, o que corresponde a 28,98% da população indígena total, e 229.103 (13,53%) vivem na Bahia.
O líder pataxó reiterou que os novos dados divulgados pelo IBGE dão aos indígenas locais condições de reivindicar políticas públicas voltadas para essa parcela da população do estado, “exatamente porque é a segunda maior do país”.
De acordo com Kâhu Pataxó, as informações do Censo Indígena, divulgadas hoje pelo IBGE, levarão às comunidades da Bahia maiores avanços e melhor qualificação das políticas públicas a elas direcionadas.
Por Alana Gandra – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro / Edição: Nádia Franco - 07/08/2023 16:00:26. Última edição: 07/08/2023 16:00:26
Tags: IBGE Censo Indígena Movimento Unido Dos Povos Indígenas Da Bahia Líder Pataxó
Ministros Mauro Vieira e Marina Silva participam de reunião em Belém com membros do Tratado de Cooperação Amazônica para encontrar solução para desafios comuns.
Visão, que culmina na boa saúde das pessoas, baseia propostas elaboradas por pequenos agricultores no Diálogos Amazônicos que serão direcionadas à Cúpula da Amazônia.
Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.
Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.