Geral

Defensoria de SP contesta prisões da Operação Caronte na Cracolândia

Das 641 prisões realizadas no período, 638 foram por porte de drogas. O relatório analisou 53 termos circunstanciados dessas prisões e, destes, 45 não tiveram andamento pela justiça,

A Defensoria Pública de São Paulo divulgou, nesta semana, um relatório que contesta as prisões realizadas na Operação Caronte, ocorrida de setembro a novembro de 2022, na região da Cracolândia, no centro de São Paulo. 

Das 641 prisões realizadas no período, 638 foram por porte de drogas. O relatório analisou 53 termos circunstanciados dessas prisões e, destes, 45 não tiveram andamento pela justiça, ou seja, os juízes reconheceram que em mais de 90% dessas detenções faltavam elementos para um processo criminal. A defensora pública Surrailly Youssef falou que a justiça fez seu papel ao frear essas prisões arbitrárias. 

O relatório mostra que várias das prisões ocorreram pelo simples fato dE o usuário ou morador de rua estar com um cachimbo, independente de ter ou não droga dentro dele. Mesmo nos casos em que, após a detenção, o usuário é encaminhado para tratamento de saúde, o documento da defensoria considera que esse não é o caminho ideal. 

Para uma das participantes da elaboração do relatório, Taniele Rui, professora da Unicamp, essas operações policiais que prendem os usuários dificulta o trabalho dos agentes de saúde. 

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública afirmou que a Operação Caronte terminou ano passado e as detenções tiveram como objetivo prender os traficantes e trazer mais segurança para os moradores, comerciantes e frequentadores da região.

No entanto, a defensora Surrailly avalia que essa política de repressão à cena de uso de drogas tem fracassado há mais de 10 anos, e que outra política pública, de trazer saúde, moradia e renda aos usuários seria mais efetivo, inclusive para trazer mais segurança à região. 

A prefeitura, por sua vez afirmou em nota que no período de setembro a novembro de 2022 realizou mais de 24 mil abordagens e 5,5 mil encaminhamentos para a rede sócio assistencial e que vigora desde 2017 o programa Redenção que promove o acolhimento pelo Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica. 

* Com colaboração de Daniel Mello da Agência Brasil e de Eliane Gonçalves.

Agência Brasil / Por Nelson Lin* - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Ana Lúcia Caldas/ Renata Batista - 28/07/2023 14:00:17. Última edição: 28/07/2023 14:00:17

Tags: Cracolândia Operação Caronte

Leia também:

Bombeiros trabalham para conter incêndio na Serra do Japi, em SP

Contenção do fogo é feita com um aceiro de 400 metros, com abafadores e ainda com bombas de água. Há dificuldade de acesso ao terreno, que pertence à área da Fazenda Santa Martha.

Inscrição de projetos de combate a drogas entre indígenas termina hoje

Processo seletivo para combater narcotráfico na Amazônia é organizado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi