Geral

Deputado estadual Binho Galinha é suspeito de liderar milícia na Bahia

Ele é acusado de liderar o grupo, que contava também com a participação de policiais militares. Todos foram denunciados pelo Ministério Público por lavagem de dinheiro, agiotagem, receptação qualificada e jogo do bicho.

O deputado estadual da Bahia, Binho Galinha, do Patriota, foi alvo de uma operação da Polícia Federal que investiga a atuação de milícias na região de Feira de Santana. Ele é acusado de liderar o grupo, que contava também com a participação de policiais militares. Todos foram denunciados pelo Ministério Público por lavagem de dinheiro, agiotagem, receptação qualificada e jogo do bicho.

Deputado estadual Binho Galinha é suspeito de liderar milícia na Bahia

Foram cumpridos dez mandados de prisão preventiva e 35 de busca e apreensão, inclusive na casa e  nas fazendas do deputado. Seis pessoas foram presas no âmbito dessa operação chamada de El Patron.

A Justiça determinou, ainda, o bloqueio de R$ 700 milhões das contas bancárias dos investigados e o sequestro de dez fazendas, nove casas, dois apartamentos, além de terrenos e uma sala comercial, num total de 26 imóveis. Houve ainda a suspensão das atividades econômicas de seis empresas e o pedido de pagamento de multas que ultrapassam os R$ 30 milhões por danos morais coletivos.

As investigações mostraram que os três policiais militares denunciados eram o braço armado da organização. E os responsáveis por fazer cobranças vindas de jogo e de empréstimos feitos a juros excessivos. Para isso, usavam de ameaça e violência. A Receita Federal chegou a encontrar inconsistências e uma movimentação financeira incompatível com a renda.

A Operação desta quinta-feira (7) contou com a participação de 200 policiais federais e estaduais, além de auditores-fiscais da Receita Federal e analistas tributários.

Se condenados, os investigados estarão sujeitos a penas que, somadas, podem ultrapassar 50 anos de reclusão. No caso do deputado estadual Binho Galinha, a reportagem não conseguiu contato com a defesa dele.

Agência Brasil / Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila Santos - Marizete Cardoso - 07/12/2023 12:35:07. Última edição: 07/12/2023 12:35:07

Tags: Operação Polícia Federal Binho Galinha Milícia Bahia

Leia também:

Morre, aos 81 anos, Ennio Candotti, quatro vezes presidente da SBPC

Morre, aos 81 anos, Ennio Candotti, quatro vezes presidente da SBPC

Líder científico, Candotti destacou seu papel como grande divulgador da ciência. Em 1998, foi premiado pela Unesco com o prêmio Kalinga por sua contribuição pela popularização da ciência.

Vereadores de Maceió aprovam isenção de IPTU a afetados pela Braskem

Vereadores de Maceió aprovam isenção de IPTU a afetados pela Braskem

Velocidade de afundamento do solo diminuiu de ontem para hoje, passando de 0,28 centímetros por hora, para 0,25. Deslocamento vertical acumulado é de 1,99 metros.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi