O desfile cívico militar de 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, deve reunir 30 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, nesta quinta-feira.
Com segurança reforçada, o evento tem previsão de início para às 9h, duração de duas horas e a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Para o público que se prepara para o evento, é importante atentar para algumas orientações da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal.
É proibido acessar a Esplanada dos Ministérios portando objetos pontiagudos, garrafas de vidro, hastes de bandeiras e outros materiais que coloquem em risco a segurança dos participantes.
Os policiais farão revistas pessoais em pontos estratégicos, como na via S1, lateral da Catedral e escadarias dos ministérios.
A partir das nove da noite desta quarta-feira, fica proibido o trânsito de veículos na Esplanada dos Ministérios. O bloqueio será entre a alça leste da Rodoviária do Plano Piloto e o 1º Grupamento de Bombeiros Militar, próximo ao Palácio do Planalto.
Outro bloqueio de trânsito será feito a partir das 06 horas da manhã de quinta-feira entre o 1º Grupamento do Corpo de Bombeiros, passando pela L4 Sul, até as proximidades da Ponte JK, sentido Plano Piloto - Lago Sul. Nesse trecho serão abrigados os veículos blindados que vão participar do desfile.
As vias N3 e S2 terão trânsito livre, assim como o Buraco do Tatu, ligação entre Asa Sul e Norte.
Ao lado do Museu da República foi montada a Cidade Policial, estrutura de apoio aos agentes de segurança e aos comandos móveis das corporações.
A reabertura das vias será feita após dispersão do público e da avaliação das autoridades de trânsito.
Agência Brasil / Por Daniella Longuinho - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Roberto Piza / Beatriz Albuquerque - 06/09/2023 20:40:05. Última edição: 06/09/2023 20:40:05