Neste sábado é celebrado o Dia Internacional da Pessoa Idosa. A data foi instituída em 1991 pela Onu, com objetivo de sensibilizar a sociedade em relação ao envelhecimento
Neste sábado, 1º de outubro, é celebrado o Dia Internacional da Pessoa Idosa. A data foi instituída em 1991 pela Organização das Nações Unidas (Onu), com objetivo de sensibilizar a sociedade em relação ao envelhecimento, principalmente no que se refere à proteção e cuidados.
No Brasil, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, divulgada em julho pelo IBGE, mostrou que a parcela da população do país com 60 anos ou mais passou de 11,3 para aproximadamente 14,5%, entre os anos de 2012 e 2021.
O impacto do aumento da expectativa de vida se reflete não só na necessidade de políticas públicas, mas também de um olhar mais apurado, de toda a sociedade, para os anseios dessa parcela da população que tem se mostrado ativa e com muitos sonhos ainda a realizar. A nova geração de idosos pratica esporte, dança, é ativa na internet.
Este é o caso de Ignácia de Carvalho do Carmo, a dona Naná, que aos 85 anos está realizando um sonho de infância: estudar para se tornar professora. Aos oito anos, dona Naná já estava trabalhando no campo. E, no lugar dos livros, tinha a enxada nas mãos.
Mas, enquanto trabalhava, ela continuava a sonhar. E em 2019, aos 82 anos, uma sobrinha a matriculou em um curso de educação de jovens e adultos. Agora, com sorriso no rosto, usando saia plissada e meia três quartos, frequenta o primeiro ano do curso de formação de professores do Colégio Estadual Clodomiro Vasconcelos, em Itaguaí, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
O sonho de dona Naná também é o de muitos outros idosos. Em toda a rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, há 579 pessoas acima dos 60 anos matriculadas, trajetórias que devem ser festejadas neste Dia Internacional do Idoso.
Agência Brasil / Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Vitória Elizabeth / GT Passos - 01/10/2022 16:59:22. Última edição: 01/10/2022 16:59:22