Geral

Dia das Mães: os cuidados com a sobrecarga e a saúde mental

De acordo com o IBGE, as mulheres dedicam cerca de 10 horas a mais por semana nas atividades de cuidado da casa e de outras pessoas, incluindo os filhos.

Dependendo de como bate a luz, o furta-cor pode revelar tons de azul, verde, rosa e inúmeras outras cores, geralmente mescladas.

Dia das Mães: os cuidados com a sobrecarga e a saúde mental
© Maria Carolina Santos/Coletivo Marco Zero Conteúdo

Assim também é a maternidade, nem sempre um paraíso, muito menos um padecimento eterno. Por isso, o furta-cor foi escolhido como símbolo de uma campanha que quer aproveitar o mês de maio para falar sobre os impactos de todas essas nuances sobre a saúde mental das mães.

As organizadoras do Maio Furta-Cor enfatizam que grande parte do sofrimento materno está relacionado com a sobrecarga de trabalho. E não é à toa.

De acordo com o IBGE, as mulheres dedicam cerca de 10 horas a mais por semana nas atividades de cuidado da casa e de outras pessoas, incluindo os filhos. A psicóloga Nathália Lopes, especializada em atendimento Perinatal, ou seja, voltado para gestantes ou mães de bebês, explica que o movimento foi criado em 2020, porque o isolamento da pandemia de covid-19 intensificou essas desigualdades. 

E essas situações costumam vir com carga dobrada para as mães de crianças atípicas, com alguma deficiência física ou intelectual, ou outra condição de saúde. A confeiteira Mariana da Silva Macedo é mãe de um menino típico de cinco anos e de uma menina de três com microcefalia e conta que precisou de algum tempo, e da ajuda de uma terapeuta e de um grupo de mães, para conseguir fazer as pazes com a sua realidade. 

E somente quando ela entendeu que precisava dar prioridade a si mesma, começou a sentir menos o peso de todas as coisas que precisa fazer em prol dos filhos

Mas também é preciso atenção com algumas situações que podem abater até mesmo quem pilota a maternidade em um céu de brigadeiro. Grande parte das pessoas vivencia o chamado baby blues após o parto, provocado pelas mudanças hormonais, e caracterizado pela tristeza e fragilidade emocional. Mas, sintomas mais duradouros ou intensos, precisam ser investigados já que a depressão pós parto acomete cerca de 25% da população e precisa de tratamento. 

Agência Brasil / Por Tâmara Freire - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Raquel Mariano / Alessandra Esteves - 14/05/2023 08:00:04. Última edição: 14/05/2023 08:00:04

Tags: Dia Das Mães Maio Furta-cor Mulheres Saúde Mental

Leia também:

Afroturismo mostra passado escravista brasileiro

Afroturismo mostra passado escravista brasileiro

Mais de 130 anos depois da abolição da escravatura, assinada em 13 de maio de 1888, a modalidade de turismo valoriza o patrimônio material e imaterial da população negra brasileira.

Flup revisita e atualiza obra de Lima Barreto com livro de contos

Flup revisita e atualiza obra de Lima Barreto com livro de contos

Foram convidados 22 escritores para se debruçarem sobre a obra do romancista negro. O resultado foi o livro Quilombo do Lima, cujo lançamento se tornou um dos destaques da Festa Literária da Periferia.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi