Geral

Dia do Forró: data celebra 110 anos de nascimento de Luiz Gonzaga

Gonzaga foi o principal responsável pela propagação dos ritmos nordestinos que compõe o forró, entre eles, o xote, xaxado, baião, chamego, a quadrilha, o arrasta-pé e o pé-de-serra.

Hoje é o Dia Nacional do Forró.  A data foi criada em 2005 para homenagear seu maior símbolo artístico, o pernambucano Luiz Gonzaga. 

E a festa para celebrar o gênero declarado Patrimônio Cultural do Brasil, em 2021, pelo Iphan, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, esse ano é ainda mais especial: hoje é festejado os 110 anos de nascimento do Rei do Baião. 

Nascido na cidade de Exu, em 13 de dezembro de 1912, Gonzaga foi o primeiro responsável pela propagação dos ritmos nordestinos que compõe o forró, entre eles, o xote, xaxado, baião, chamego, a quadrilha, o arrasta-pé e o pé-de-serra. 

Juntamente com outros nomes surgidos enquanto ele construirá sua trajetória artística. O filho do lavrador e sanfoneiro, Januário, também buscou na própria família arregimentaram exército de músicos e compositores que popularizariam o forró para todo Brasil. É o caso do músico oquinha Gonzaga, hoje com 70 anos, o sanfoneiro ganhou o primeiro instrumento do tio famoso aos 12 anos de idade, e já na vida adulta passou a ser um discípulo do forró.

A cantora Maria Lafaiete, que mora em Olinda, Pernambuco, também continua o gênero musical nos palcos e fala de sua convivência com seu Lula, como ela chama carinhosamente o primo aniversariante do dia.

 A trajetória de Gonzagão ganhou neste mês um vasto projeto audiovisual. O trabalho é do pesquisador, colecionador e autor, Paulo Wanderley. Na obra multimídia “Luiz Gonzaga 110 anos do Nascimento”. Paulo quis ampliar ainda mais as possibilidades para quem quer conhecer o artista mais biografado do país; que já possui pelo menos 70 livros e mais de 200 cordéis lançados sobre sua vida e trabalho.  

Cópias de vários itens como capas de discos, fotos, documentos pessoais, ingressos de show, poster, partituras e até de contrato firmado com a Rádio Nacional, acompanham a obra.  Essa imersão, segundo Daniel Gonzaga, neto de Gonzagão e filho de Gonzaguinha, ajuda a entender o caráter sócio-cultural do forró para além do gênero. E que outras figuras importantes para consolidação do ritmo que saiu do celeiro nordestino para ganhar o país, merecem resgate e reconhecimento semelhante.

No site 110anos.luizluagonzaga.com.br é possível conhecer detalhes sobre a obra.

 

Agência Brasil / Por Madson Euler- Repórter da Rádio Nacional - São Luís - 14/12/2022 20:20:55. Última edição: 14/12/2022 20:20:55

Tags: Dia Nacional Do Forro Luiz Gonzaga

Leia também:

Prefeitura de SP confirma festa de réveillon na Avenida Paulista

Será a primeira presencial após 2 anos suspensa em função da pandemia. E a previsão é que este reveillon atraia mais de 1 milhão e 500 mil pessoas, gerando mais de R$ 450 milhões para a cidade.

Censo Agro 2017: apenas 1,12% dos produtores rurais é indígena

O levantamento foi divulgado nesta quarta (14) pelo IBGE

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi