No DF, ato político-cultural marca Dia dos Trabalhadores
Na Ceilândia, a 30 km da região central de Brasília, manifestantes se mobilizaram em torno do tema Emprego, Direitos, Renda e Democracia.
CUT e Centrais Sindicais organziaram atos em várias cidades
Manifestações políticas, shows e atividades culturais, em várias cidades brasileiras, marcaram este 1º de maio.
© Rovena Rosa/ Agência Brasil
Com o tema "Emprego, Direitos, Renda e Democracia", pelo menos 15 pautas foram discutidas e lembradas, nos atos organizados pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e pelas Centrais Sindicais, em várias capitais e cidades brasileiras. Entre os temas destacados estão igualdade salarial, valorização do salário-mínimo, aposentadoria digna, valorização dos servidores públicos, fortalecimento das negociações coletivas e luta contra os juros altos.
Ariovaldo de Camargo, secretário de Administração e Finanças da CUT, reforçou a necessidade das pautas contemplarem também os trabalhadores sem vínculos pela CLT.
Questões sociais ligadas à pauta feminina também estiveram no centro dos discursos, segundo Juneia Batista, Secretária da Mulher Trabalhadora da CUT.
No Distrito Federal, as centrais sindicais e movimentos sociais realizaram duas celebrações neste dia Dia do Trabalhador. A CUT-DF e o Partido dos Trabalhadores convocaram um ato político-cultural na praça da Feira Central de Ceilândia. Outra mobilização aconteceu no Eixão Norte, região central de Brasilia. Em Salvador, na Bahia, a cantora Daniela Mercury e a banda Olodum participaram das homenagens aos trabalhadores, no Farol da Barra. No ato dos trabalhadores, na Praça da República, em Belém do Pará, questões ambientais e da educação foram destaque, como informou a presidente da CUT no estado, a Euci Ana.
Em São Paulo, foi montado um palco no Vale do Anhangabaú. A programação começou às 10h e deve se estender até a noite desta segunda-feira.
Agência Brasil / Por Madson Eules - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sheily Noleto / Beatriz Albuquerque - 01/05/2023 18:35:11. Última edição: 01/05/2023 18:35:11
Tags: Dia Do Trabalhador
Na Ceilândia, a 30 km da região central de Brasília, manifestantes se mobilizaram em torno do tema Emprego, Direitos, Renda e Democracia.
Presidente participou ato unificado pelo Dia do Trabalhador, no centro de São Paulo, e afirmou que alta taxa de juros no Brasil é responsável por parte do desemprego no país.
Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.
Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.