As águas da região estão ameaçadas, alerta especialista da UnB.
Neste Dia Mundial da Água, o assunto mais discutido é a preservação desse bem tão precioso à sobrevivência da humanidade. Aqui no Brasil, quando pensamos em água, a primeira imagem que nos vem à cabeça são os rios caudalosos da Amazônia ou os grandes oceanos que banham o litoral do nosso país.
© Antonio Cruz/ Agência Brasil
Mas, você sabia que a região Centro-Oeste é chamada pelos especialistas como a caixa d’água do Brasil? Tem mais: as três principais bacias hidrográficas que cruzam o nosso país de norte a sul nascem aqui na região central.
O professor da Universidade de Brasília, Perci Coelho, estudioso da área, afirma que essas águas que nascem aqui no Centro-Oeste estão ameaçadas. O aumento do agronegócio na região, apesar do seu impacto positivo na economia, tem gerado a contaminação dos lençóis freáticos do cerrado, colocando em risco a qualidade nas nascentes.
Perci destaca que ações conjuntas entre estado e sociedade civil são essenciais para conter o avanço dessa contaminação. Mas ele afirma que as medidas precisam ser rápidas para diminuir o impacto ambiental.
O dia 22 de março é a data mundial criada pela ONU para lembrar a importância da água. Neste ano, haverá uma conferência nos Estados Unidos com a ideia de definir uma ação conjunta entre os países para garantir um Desenvolvimento Sustentável do planeta.
Agência Brasil / Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Rádio Nacional/ Marizete Cardoso - 22/03/2023 11:30:06. Última edição: 22/03/2023 11:30:06