Geral

Dino pedirá que PF investigue uso de programa de localização pela Abin

Ministro da Justiça informou que vai determinar à Polícia Federal a abertura de uma investigação sobre o uso indevido de um programa de localização de cidadãos, entre 2019 e 2021.

Depois que foi comprovado o uso indevido de tecnologia da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no governo passado, a Polícia Federal vai abrir inquérito para investigar a possível prática de crimes. Quem vai acionar a PF é o ministro da Justiça, Flávio Dino, que disse, nesta quarta-feira (15), ter conversado sobre o assunto com o diretor-geral da instituição.

"Vou determinar hoje à Polícia Federal a abertura de uma investigação relativa à esta denúncia sobre a Abin. Porque nós tivemos a comprovação de uso indevido de equipamentos (...) tomei a decisão, conversei com o delegado Andrei (Rodrigues), e, claro, competirá ao delegado Andrei e aos outros delegados da Polícia Federal instaurar esta investigação. Mas sim, eu informo que a investigação sobre espionagem ou sobre mau uso de equipamentos da Abin será prosseguida pela Polícia Federal".

Durante esta semana, foi divulgado que a Abin usou um programa de localização de cidadãos, de forma indevida, entre 2019 e 2021. Na época, a agência estava sob a responsabilidade do Gabinete de Segurança Institucional, comandado pelo então ministro, general Augusto Heleno.

No início deste mês, a Abin passou a ser vinculada à Casa Civil. Após as denúncias sobre as ações irregulares, a agência chegou a confirmar, em nota, que o programa de monitoramento foi contratado entre dezembro de 2018 e maio de 2021. Também declarou que o órgão está em processo de aperfeiçoamento, de acordo com o interesse público e o Estado Democrático de Direito.

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Bianca Paiva / Nathália Mendes - 15/03/2023 17:10:08. Última edição: 15/03/2023 17:10:08

Tags: Abin Polícia Federal Flávio Dino

Leia também:

Suspeito de liderar ataques no RN é morto em confronto com a polícia

Suspeito de liderar ataques no RN é morto em confronto com a polícia

Investigações apontam que o homem, de 29 anos, foi responsável "por financiar e distribuir armas para o grupo que realizou os ataques”. Até o momento, 25 pessoas foram presas por envolvimento nos crimes.

Ex-deputado federal por Roraima toma posse como ministro do TCU

Ex-deputado federal por Roraima toma posse como ministro do TCU

Jhonatan de Jesus (Republicanos) foi indicado para o cargo pela Câmara dos Deputados, teve o nome aprovado pelo Senado e foi nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi