Geral

Diretor de escola acusado de se omitir em caso de racismo é afastado

No dia 2 de maio, a menina de seis anos chegou em casa com lesões nos olhos, quadril e virilha, relatando que foi xingada de "feia", "cabelo feio" e outras palavras ofensivas, por outras duas crianças da mesma faixa de idade.

Foi afastado do cargo o diretor da Escola Estadual Adelina Issa Ashcar, na zona sul de São Paulo. Ele é acusado de se omitir em um caso de racismo envolvendo uma aluna de 6 anos. A mãe da menina, Thamires Rosa, conta que, no dia 2 de maio, a filha chegou em casa com lesões nos olhos, quadril e virilha, relatando que foi xingada de "feia", "cabelo feio" e outras palavras ofensivas, por outras duas crianças da mesma faixa de idade.   

Thamires argumenta que não sentiu acolhimento da escola, que pediu para a criança apontar os culpados, indo de sala em sala. A mãe diz que ficou indignada, porque entende que, além da agressão sofrida, a filha ainda foi exposta a essa situação.   

A pedido da mãe, a aluna foi transferida para outra unidade, onde, segundo a Secretaria de Educação, foi garantido o acolhimento no ambiente escolar, com apoio do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar, o Conviva SP.    

Para o frei David Santos, diretor-executivo da Educafro, ONG que trabalha com as questões raciais, a situação é bem mais ampla, e não adianta apenas mudar a criança de escola.

O termo letramento racial, citado pelo frei David, é um processo de reeducação racial, que envolve um conjunto de práticas visando desconstruir formas de pensar e agir naturalizadas e normalizadas socialmente, em relação a pessoas negras e pessoas brancas. 

Em nota, a Secretaria de Educação lamentou o ocorrido com a criança, e informou que decidiu pelo afastamento do diretor depois de concluir a apuração preliminar. E acrescentou que "atua contra situações de violência e discriminação, junto à promoção da Educação Antirracista, seja dentro ou fora das escolas".   

Agência Brasil / Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista - 19/06/2023 14:55:03. Última edição: 19/06/2023 14:55:03

Tags: Racismo

Leia também:

“Não há dúvida de que houve tentativa de golpe de Estado”, afirma Dino

“Não há dúvida de que houve tentativa de golpe de Estado”, afirma Dino

"Isso é muito grave, muito sério, e deve ser sublinhado com muita nitidez para que não mais se repita”, disse o ministro em evento no Rio.

Mulheres em vulnerabilidade social vão receber absorventes de graça

A portaria do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (19).

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi