Geral

EBC conquista certificação de governança IG-Sest pela quarta vez

Empresa obteve nota 9,68

Pelo quarto ano consecutivo, nesta quarta-feira (14), a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) foi reconhecida com nível 1 na 6ª Certificação do Indicador de Governança IG-Sest. O instrumento de avaliação das empresas estatais federais verifica o cumprimento de dispositivos legais, infralegais e de boas práticas de governança corporativa. Nos primeiros dois ciclos, a EBC ficou no nível 2. A empresa foi classificada com um dos níveis mais altos ao obter a nota 9,68 na análise do índice.

“Hoje foi um grande dia pra EBC, mostrou que a gente pratica as boas práticas de governança na EBC”, disse o diretor-presidente da EBC, Glen Valente. “Hoje o nível da EBC é igual ao do Banco do Brasil, igual ao da Caixa Econômica Federal, de grandes empresas que têm departamento gigantescos só para cuidar disso. A gente na EBC pratica isso no nosso dia a dia. Ou seja, hoje foi só a celebração, mas mostra que a gente todo dia está fazendo isso, a gente está cumprindo as boas práticas de governança. Por isso que a gente foi bem colocado no nível 1”, destacou.

Indicador de Governança IG-Sest

A 6ª Certificação do Indicador de Governança IG-Sest avaliou 55 estatais, sendo 43 de controle direto e 12 subsidiárias. Dentre as estatais avaliadas, 14 foram classificadas no grau de governança de nível 1 e outras 14, no nível 2.

As demais não receberam classificação. As empresas classificadas no nível mais alto obtiveram notas de 8,06 a 10, calculadas conforme metodologia prevista no regulamento. Com foco na promoção da equidade, diversidade e responsabilidade ambiental, o ciclo atual foi aprimorado pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), passando a incorporar, além de parte dos aspectos já avaliados nos ciclos anteriores, recomendações e diretrizes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e boas práticas de governança coorporativa.

Participaram da Comissão de Avaliação do IG-Sest, servidores da Sest e, como membros independentes, representantes da Brasil Bolsa Balcão (B3); da Fundação Dom Cabral (FDC); da Fundação Getúlio Vargas (FGV); do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC); do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI); do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e da Universidade de Brasília (UnB).

Sobre a EBC

Empresa Brasil de Comunicação (EBC) é uma empresa pública federal que possui um conglomerado de mídia no Brasil, tendo sido criada em 2007 para prestar serviços de radiodifusão pública e gerir as emissoras de rádio e televisão públicas federais, além da Agência Brasil.

Saiba quais são as outras empresas federais que também obtiveram a certificação:

Nível 1

BASA - Banco da Amazônia
BB - Banco do Brasil
BB Seguridade
BBTS - BB Tecnologia e Serviços
BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
CAIXA - Caixa Econômica Federal
CAIXA Seguridade
CMB - Casa da Moeda do Brasil
CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento
DATAPREV - Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social
EBC - Empresa Brasil de Comunicação
EBSERH - Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
INFRAERO - Empresa Brasileira de Infraestrutura Portuária
PETROBRAS - Petróleo Brasileiro

Nível 2

BB CONSÓRCIOS
BNB - Banco do Nordeste do Brasil
CAIXA CARTÕES
CDC - Companhia Docas do Ceará
ECT - Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
EMGEA - Empresa Gestora de Ativos
EPL - Empresa de Planejamento e Logística
FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos
HCPA - Hospital de Clínicas de Porto Alegre
NUCLEP - Nuclebrás Equipamentos Pesados
SPA (CODESP) - Santos Port Authorithy
TBG - Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil
TRENSURB - Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre
VALEC - Engenharia, Construções e Ferrovias

Por Agência Brasil - Brasília / Edição: Valéria Aguiar - 14/12/2022 20:22:19. Última edição: 14/12/2022 20:22:19

Tags: Empresa Brasil De Comunicação IG-SEST Práticas De Governança

Leia também:

Rio: Justiça condena delegados e policiais por organização criminosa

O juiz Juarez de Andrade diz que “a análise da presente ação penal demonstra robusto contorno da incidência do delito previsto no artigo 2º da Lei nº 12.850/2013”.

Helena e Miguel lideram ranking de nomes de bebês em 2022

A classificação que existe há 14 anos, foi feita a partir dos dados referentes a 294 mil bebês nascidos neste ano e cadastrados na plataforma digital.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi