O inverno, que começa nesta quarta-feira, às 11h58, tende a ser mais quente e seco nas regiões Norte e Nordeste, e com mais chuvas na região Sul. E um dos responsáveis por esse fenômeno é o El Niño.
Esse evento meteorológico indica um aquecimento anormal e constante do Oceano Pacífico, próximo a linha do equador, sem um prazo específico, com explica o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia Cleverson Freitas.
No Norte e no Nordeste, o ar quente e seco resultante do El Niño, inibe a formação de nuvens e, como consequência, impede a ocorrência de chuvas. A baixa umidade nesta região, característica do inverno, pode provocar mais queimadas e incêndios florestais, como explica Cleverson Freitas.
Já na região Sul, o El Niño pode interferir no padrão de circulação de ventos, criando uma barreira que impede que as frentes frias avancem pelo país. Assim, elas ficam concentradas, provocando mais chuvas.
A diminuição da temperatura neste inverno pode ainda levar a formação de geadas nas regiões Sul e Sudeste e no Mato Grosso do Sul, com queda de neve em áreas serranas do Sul do país.
Agência Brasil / Por Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo / Beatriz Albuquerque - 20/06/2023 20:20:10. Última edição: 20/06/2023 20:20:10