Geral

El Niño deixa inverno mais quente e seco no Nordeste

O fenômeno deve levar mais chuvas para o Sul nesta estação

O inverno, que começa nesta quarta-feira, às 11h58, tende a ser mais quente e seco nas regiões Norte e Nordeste, e com mais chuvas na região Sul. E um dos responsáveis por esse fenômeno é o El Niño.

Esse evento meteorológico indica um aquecimento anormal e constante do Oceano Pacífico, próximo a linha do equador, sem um prazo específico, com explica o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia Cleverson Freitas.

No Norte e no Nordeste, o ar quente e seco resultante do El Niño, inibe a formação de nuvens e, como consequência, impede a ocorrência de chuvas. A baixa umidade nesta região, característica do inverno, pode provocar mais queimadas e incêndios florestais, como explica Cleverson Freitas.

Já na região Sul, o El Niño pode interferir no padrão de circulação de ventos, criando uma barreira que impede que as frentes frias avancem pelo país. Assim, elas ficam concentradas, provocando mais chuvas.

A diminuição da temperatura neste inverno pode ainda levar a formação de geadas nas regiões Sul e Sudeste e no Mato Grosso do Sul, com queda de neve em áreas serranas do Sul do país.

Agência Brasil / Por Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo / Beatriz Albuquerque - 20/06/2023 20:20:10. Última edição: 20/06/2023 20:20:10

Tags: El Niño Inverno

Leia também:

Após agressão a entregadores, ex-atleta de vôlei é indiciada no Rio

O caso aconteceu dia 9 de abril, no bairro de São Conrado, zona sul do Rio. Imagens gravadas mostram a ex-atleta desferindo socos em Max Angelo. Na cena mais forte, a mulher dá chicotadas no trabalhador usando a guia do cachorro dela.

E-book traz sugestões para prevenir atentados violentos nas escolas

E-book traz sugestões para prevenir atentados violentos nas escolas

Material mostra que é preciso que pais e professores estejam atentos a mudanças de comportamento. “Não necessariamente a gente se comunica só da maneira verbal”, diz pedagoga.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi