O motivo do calor intenso é que além da massa de ar quente e seca e da aproximação de uma frente fria, há também a influência do efeito do fenômeno El Niño, que provoca aumento na temperatura. Mas este calorão está com os dias contados.
O inverno no Rio de Janeiro está com cara de alto verão. Nesta semana, os termômetros chegaram a marcar 41º C na cidade maravilhosa, um novo recorde histórico para esta época do ano. Na quarta, a temperatura chegou à máxima de 39,2º graus, em Irajá, zona norte, o mais novo recorde da Estação já registrado no inverno.
O motivo do calor intenso é que além da massa de ar quente e seca e da aproximação de uma frente fria, há também a influência do efeito do fenômeno El Niño, que provoca aumento na temperatura. Mas este calorão está com os dias contados, já que a tendência do fim de semana é que a temperatura despenque, como informa a meteorologista-chefe do Sistema Alerta Rio, Raquel Franco.
A frente fria no Rio vem com ventos moderados a fortes e queda brusca da temperatura, a partir de sexta-feira (25). A meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia Andrea Ramos alerta que a precipitação será grande, especialmente no litoral fluminense e paulista.
Apesar da tendência de chuva no Sudeste, a onda de calor permanece em várias partes do país, como informa Andrea Ramos.
Ainda segundo o Inmet, a umidade relativa do ar ficará muito baixa nos próximos dias, em alguns momentos próxima de 20%. Haverá possibilidade entre sexta e sábado de haver pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas, ventos, além de chuva de granizo no sábado (26). Esse tempo fechado e chuvoso deve permanecer praticamente até o final do mês no estado do Rio de Janeiro.
Agência Brasil / Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Paula Castro/ Renata Batista - 24/08/2023 17:15:16. Última edição: 24/08/2023 17:15:16