Geral

Em São Sebastião, Lula promete reconstrução de casas em áreas seguras

No início da tarde, em coletiva de imprensa, o presidente Lula expressou solidariedade aos moradores de São Sebastião e assumiu o compromisso de trabalhar em conjunto com o estado e o município pela reconstrução da cidade litorânea.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros visitaram, nesta segunda-feira, áreas afetadas por temporais no litoral de São Paulo. As fortes tempestades deixaram ao menos 36 mortos e milhares de pessoas estão desabrigadas.

Em São Sebastião, Lula promete reconstrução de casas em áreas seguras
© Rovena Rosa/ Agência Brasil

Lula deixou Salvador pela manhã, onde passava o feriado de carnaval ao lado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, na Base Naval de Aratu, e se deslocou para São Sebastião, município mais atingido pelas fortes chuvas desse domingo que superaram 600 milímetros em menos de oito horas.

No início da tarde, em coletiva de imprensa, o presidente Lula expressou solidariedade aos moradores de São Sebastião, pediu orações para que haja uma trégua nas chuvas e as equipes de socorro possam atuar e assumiu o compromisso de trabalhar em conjunto com o estado e o município pela reconstrução da cidade litorânea.

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, explicou que a primeira equipe de socorro saiu às ruas às 5 horas da manhã. Logo foi possível ver o tamanho da tragédia: casas desmoronadas, trechos de rodovias entraram em colapso, bairros inteiros foram destruídos ou ficaram embaixo d´água, a comunicação e o abastecimento de água foram afetados. Felipe Augusto destacou ainda que a prioridade é buscar sobreviventes.

Também presente na coletiva, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, detalhou os primeiros aportes de recursos para atendimento aos atingidos pelas chuvas e o contingente de militares que atuam no local.  

Após reunião entre os chefes do executivo federal, estadual e municipal, foram definidas estratégias para reconstrução de unidades habitacionais de São Sebastião junto aos ministérios da Integração Nacional e das Cidades. Também ficou definido que a ajuda humanitária será centralizada no Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e do Município de São Sebastião.

Na tarde dessa segunda-feira, o governador Tarcísio de Freitas anunciou a transferência temporária do seu gabinete para o município de São Sebastião.

Agência Brasil / Por Daniella Longuinho - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Raquel Mariano / Alessandra Esteves - 20/02/2023 17:10:13. Última edição: 20/02/2023 17:10:13

Tags: São Sebastião Chuvas Reconstrução

Leia também:

Jornalista que passava carnaval em São Sebastião noticia desastre

Jornalista que passava carnaval em São Sebastião noticia desastre

“Não tínhamos ideia da intensidade do temporal, mas depois vimos que a Barra do Sahy foi um local bem castigado”, diz Thiago Reis.

Uma pessoa morre e 9 ficam feridas em desabamento de laje no Rio

Pessoas participavam de uma festa na laje e devido ao peso a estrutura desabou. Os feridos foram encaminhados para o hospital municipal da cidade, diz Corpo de Bombeiros.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi