Insatisfação com vale-refeição atinge 36% dos trabalhadores
Pesquisa inédita, encomendada pelo iFood, foi realizada em julho do ano passado e ouviu cerca de 500 pessoas de todo o país.
CEO da empresa afirmou que auditores participavam das irregularidades
A CPI que investiga as fraudes nas contas das Lojas Americanas na Câmara dos Deputados ouviu, nesta terça-feira, representantes de auditorias que fiscalizavam a empresa.
Uma das polêmicas da audiência foi o depoimento do atual CEO da empresa, Leonardo Pereira, que afirmou à CPI, em julho deste ano, que as empresas de auditorias participaram das irregularidades nos balanços financeiros das Americanas. Além de afirmar que o Conselho de Administração não tinha conhecimento das dívidas da empresa.
Fábio Cajazeira Mendes, líder de Auditoria da PWC, que fazia a auditoria independente da Americanas entre 2019 e 2021, refutou o envolvimento dos auditores no que chamou de conluio da diretoria da Americanas.
Carla Bellangero, sócia de auditoria da KPMG no Brasil, que atendeu as americanas em 2017 e 2018, afirmou que os riscos demonstrados pela auditoria nas contas das Americanas são do conhecimento de toda gestão da empresa e sua antiga controlada, a B2W.
O ex-Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Americanas, Fábio Abrate, esteve na CPI e utilizou habeas corpus estabelecido pelo STF para permanecer em silêncio. Ele apenas afirmou que foi demitido em julho por justa causa, antes da presença do CEO da Americanas na CPI.
Já o ex-diretor executivo da Americanas, Miguel Gutierrez, alegou estar fora do país em tratamento médico para se ausentar da audiência na CPI.
A Lojas Americanas está em recuperação judicial desde janeiro deste ano, após descoberta de uma fraude contábil de R$ 25 bilhões, resultando em uma dívida de R$ 42 bilhões. Os lucros foram manipulados para inflar os resultados da empresa, favorecendo os diretores.
Agência Brasil / Por Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Roberto Piza / Beatriz Albuquerque - 01/08/2023 21:50:05. Última edição: 01/08/2023 21:50:05
Tags: CPI Americanas
Pesquisa inédita, encomendada pelo iFood, foi realizada em julho do ano passado e ouviu cerca de 500 pessoas de todo o país.
Comissão formada pela Ouvidoria das Polícias do Estado de São Paulo, pela OAB e Condepe se deslocou ao Guarujá, para apurar se houve ou não excessos por parte dos policiais.
Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.
Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.