Geral

Escolas campeãs celebram resultado na Marquês de Sapucaí 

Vitoriosa, Imperatriz Leopoldinense foi a última a desfilar

As seis escolas de samba mais bem colocadas do Grupo Especial do Rio de Janeiro voltaram à Marquês de Sapucaí na madrugada deste domingo (26) para comemorar o bom desempenho no carnaval deste ano, no tradicional Desfile das Campeãs.

Escolas campeãs celebram resultado na Marquês de Sapucaí 
© Divulgação Riotur

A disputa entre as agremiações foi decidida por um décimo. A vitoriosa foi a Imperatriz Leopoldinense, que encerrou um jejum de mais de 20 anos sem títulos com um enredo criativo sobre o destino de Lampião na vida após a morte, inspirado em histórias de cordel. Com o resultado, a escola de Ramos foi a última a desfilar.

O título deste ano reforçou a consagração do carnavalesco Leandro Vieira como personagem histórico do carnaval carioca. O artista já foi campeão três vezes no grupo especial e duas vezes na Série Ouro.

A Grande Rio, sexta colocada, abriu a noite trazendo de volta a homenagem a Zeca Pagodinho, que já havia levantado as arquibancadas no domingo de carnaval. O sambista desfilou novamente, com uma cervejinha na mão e cercado de amigos em um carro alegórico. Em seguida, desfilou a Mangueira, que neste ano celebrou a ancestralidade africana na música baiana.

A convocação de releitura da história do Brasil de um ponto de vista afrocentrado fez com que a Beija-Flor encerrasse o carnaval na quarta colocação. A azul e branca de Nilópolis voltou à avenida e contou com a presença da cantora Anitta, que gravou um videoclipe durante a concentração do desfile. Ao cruzar a Sapucaí, novamente o samba foi puxado pela cantora Ludmilla, ao lado do já consagrado Neguinho da Beija-Flor.

A terceira colocada, Vila Isabel, também fez bonito no desfile das campeãs, causando impacto novamente na Sapucaí com o icônico carro alegórico do São Jorge metálico combatendo um dragão que cospe fumaça. A alegoria, concebida pelo carnavalesco Paulo Barros, foi um dos grandes destaques deste carnaval. 

Segunda colocada por apenas um décimo, a Viradouro contou novamente a história da escritora negra Rosa Maria Egipcíaca e mostrou por que chegou tão perto do título. A escola de Niterói foi a penúltima da noite. 

Por Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro / Edição: Graça Adjuto - 26/02/2023 11:20:09. Última edição: 26/02/2023 11:20:09

Tags: Carnaval 2023 Rio De Janeiro Desfile Das Campeãs Marquês De Sapucaí

Leia também:

Mega-Sena acumula e próximo concurso deverá pagar R$ 9 milhões

Mega-Sena acumula e próximo concurso deverá pagar R$ 9 milhões

Apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal.

Após intensificar fiscalização, RJ aumenta número de ônibus com ar

Na segunda quinzena de janeiro, foram aplicadas 1.700 multas às empresas por rodar com ônibus sem funcionamento do ar-condicionado. As empresas têm até o dia 31 de julho para instalar sensores de temperatura nos veículos que foram licenciados com ar-condicionado.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi