Geral

Especialistas apontam relação entre flexibilização e trabalho escravo

Nos últimos 25 anos, a Secretaria de Inspeção do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego resgatou mais de 60 mil pessoas em situação degradante de trabalho, no Brasil.

A flexibilização das regras trabalhistas e a desigualdade social são um prato cheio para que cada vez mais trabalhadores e trabalhadoras se submetam a serviços forçados, sem garantia de direitos básicos, a chamada escravidão contemporânea.

Nos últimos 25 anos, a Secretaria de Inspeção do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego resgatou mais de 60 mil pessoas em situação degradante de trabalho, no Brasil.

De acordo com o Observatório da Erradicação do Trabalho Escravo e do Tráfico de Pessoas, os setores econômicos mais envolvidos com essa prática são criação de bovinos e cultivo de cana-de-açúcar.

Foi o caso do trabalhador Marinaldo Santos, de Pindaré-Mirim, no Maranhão. Resgatado duas vezes de fazendas de gado, ele conta que foi aliciado com promessas tentadoras de bom emprego, mas que, na prática, a história era outra.

A entidade internacional de Direitos Humanos, Walf Free Foundation, estima que o nosso país tem, ainda, mais de 300 mil pessoas em situações como a vivida por Marinaldo.

Para o procurador do Ministério Público do Trabalho, Tiago Cavalcanti, a situação é grave, porque, enquanto aumentou o número de pessoas resgatadas em trabalho escravo, as fiscalizações diminuíram, nos últimos anos.

A exploração do trabalho forçado, segundo ele, tem relação direta com a injustiça social no Brasil e com a legislação trabalhista.

O professor de Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas, Adriano Nascimento, avalia que o foco da economia na exportação de matérias-primas e a flexibilização do trabalho abrem portas e janelas para a chamada escravidão contemporânea.

De acordo com o especialista, medidas de prevenção e fiscalização precisam ser intensificadas no combate ao trabalho escravo. Além disso, ele defende medidas como a reforma agrária e a execução do Plano Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo.

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila Santos / Alessandra Esteves - 03/05/2023 08:40:04. Última edição: 03/05/2023 08:40:04

Tags: Flexiblização Legislação Trabalhista Trabalho Escravo ONGs

Leia também:

Ex-assessor de Jair Bolsonaro é preso em operação da PF

Ação investiga inserção de dados falsos de vacinação contra covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde. Estão sendo cumpridos 16 mandados de busca e apreensão em Brasília e no Rio de Janeiro.

Lula tentará ajuda financeira dos Brics à Argentina

Lula tentará ajuda financeira dos Brics à Argentina

Após reunião no Palácio da Alvorada, presidentes dos dois países falaram à imprensa. Brasil precisará articular politicamente ajuda dos Brics ao país vizinho. Atualmente, as normas do bloco não permitem apoio a países não membros.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi