Geral

Estabilidade não é proteção ao servidor mas ao Estado, diz ministra 

Esther Werneck falou ao programa Bom dia, Ministro, da EBC

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Werneck, disse nesta quarta-feira (18) que a estabilidade não é uma proteção ao servidor público e sim ao Estado brasileiro. “A lógica da estabilidade foi pensada para evitar qualquer tipo de perseguição a pessoas, por exemplo, que denunciam maus feitos, que denunciam corrupção.” 

Estabilidade não é proteção ao servidor mas ao Estado, diz ministra 
© Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil

“Na pandemia, a gente viu o exemplo de um servidor que denunciou uma coisa que estava sendo feita no Ministério da Saúde, a gente viu outros casos, o caso das joias também. Servidores denunciando. E eles conseguem fazer isso justamente porque têm a certeza de que não serão punidos por uma perseguição política contra eles.” 

Em entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro, Esther lembrou que a estabilidade de servidores públicos é importante, inclusive, para que as políticas públicas tenham continuidade – independentemente do governo de situação. “Isso é uma grande proteção ao Estado brasileiro e a gente defende que seja mantida a estabilidade.” 

“É muito importante ter um corpo técnico forte, um grupo de pessoas que trabalhe, que conheça o assunto e que seja capaz de, independentemente de quem está no governo, continuar a tocar as políticas, o dia a dia. Muita coisa do governo independe de quem está no governo e precisa ser feita por questões técnicas.” 

“Na nossa visão, a estabilidade é uma proteção do Estado e essa foi a lógica da Constituição desde o início. É importante lembrar que a Constituição veio num processo de redemocratização da sociedade brasileira pós período militar, onde você tinha perseguição sim a pessoas. A ideia da estabilidade era uma proteção ao Estado.” 

Por Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Graça Adjuto - 18/10/2023 10:15:09. Última edição: 18/10/2023 10:15:09

Tags: Administração Pública Estabilidade Servidor Ministra Da Gestão

Leia também:

PF investiga empresários por dívida de R$ 5 bilhões com a União

PF investiga empresários por dívida de R$ 5 bilhões com a União

A operação Sucata tem, ainda, a participação da Receita Federal e acontece nos bairros de Campo Grande e Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro e no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Confira a previsão do tempo no Brasil nesta quarta-feira (18)

Confira a previsão do tempo no Brasil nesta quarta-feira (18)

Teresina, no Piauí, fica com muitas nuvens, com chuva isolada pela manhã e sol entre poucas nuvens à tarde. Os termômetros marcam de 24 a 38º C e a umidade do ar oscila entre 25 e 90%.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi