Geral

Estação de Guandu volta a operar com capacidade total

A captação ficou interrompida por 14 horas, nessa segunda-feira (28), devido à presença de um composto químico presente em detergentes, no rio Guandu.

A Estação de Tratamento de Água do Guandu, no Grande Rio, voltou a operar com 100% de sua capacidade pouco depois das 4 horas desta terça-feira (29). A captação ficou interrompida por 14 horas, nessa segunda-feira (28), devido à presença de um composto químico presente em detergentes, no rio Guandu. Mais de 11 milhões de pessoas ficaram sem água nos oito municípios atendidos pelo sistema. 

Estação de Guandu volta a operar com capacidade total

O abastecimento foi parcialmente retomado ainda na noite dessa segunda-feira, mas, segundo nota do governo do estado, responsável pela operação da estação, por meio da Cedae, a Companhia Estadual de Águas e Esgotos, a normalização pode levar até 72 horas nas regiões atendidas pelo sistema Guandu, que inclui a cidade do Rio de Janeiro e municípios da Baixada Fluminense. 

Ainda de acordo com a nota, o Inea, Instituto Estadual do Ambiente, e a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, da Polícia Civil, estão buscando identificar qual a empresa que teria descartado o material no Guandu. Ontem, a Cedae e o Inea informaram que a suspeita é que o material foi lançado na água de forma criminosa.  

A concessionária Águas do Rio, responsável pela distribuição da água captada pela Cedae, divulgou um comunicado orientando clientes comerciais e residenciais que tenham caixas d’água ou cisternas a fazerem o uso consciente da água, priorizando as atividades essenciais. 

A concessionária informou que a suspensão da captação da água pela Cedae impactou mais de 300 bairros da capital e os municípios de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo, Queimados e Mesquita, todos na Baixada Fluminense. 

Agência Brasil / Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista - 29/08/2023 11:10:18. Última edição: 29/08/2023 11:10:18

Tags: Estação De Guandu Água

Leia também:

Crimes ambientais na Amazônia são investigados em operações da PF

Crimes ambientais na Amazônia são investigados em operações da PF

No Acre, a Operação Terra Prometida identificou desmatamento nas terras da Floresta Estadual do Antimary. No Amazonas, a Operação Xingu identificou 800 hectares de mata nativa desmatada.

Lesa Pátria: PF cumpre mandados contra deputado estadual de Goiás

Lesa Pátria: PF cumpre mandados contra deputado estadual de Goiás

Por determinação do STF, dois imóveis de Amauri Ribeiro foram alvo de busca e apreensão nas cidades de Goiânia e Piracanjuba em nova fase da Operação Lesa Pátria.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi