Geral

Estatuto do Índio será revisado por grupo de juristas indígenas

Ministério dos Povos Indígenas criou grupo de trabalho para avaliar o texto, que é de 1973 e trata das relações do Estado brasileiro com as populações indígenas.

O Estatuto do Índio vai ser revisado. O Ministério dos Povos Indígenas criou um grupo de trabalho de juristas indígenas para avaliar o texto. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (19).

O Estatuto é de 1973, período da ditadura militar. O coordenador jurídico da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil ( Apib), Maurício Terena, diz essa lei não está totalmente alinhada com a Constituição Federal de 1988. O estatuto divide os indígenas entre integrados e não-integrados à sociedade, o que é uma ideia ultrapassada.

"Magistrados brasileiros decidem que não vão aplicar um regime mais favorável a algum indígena porque ele já está integrado à sociedade civil e, portanto, não é mais indígena. A gente quer justamente com este Estatuto marcar que, independente do lugar que a gente esteja - seja na cidade, seja falando português ou não -, nós não deixamos de ser indígenas".

Segundo Maurício Terena, um dos objetivos é fortalecer a proteção dos territórios indígenas no Estatuto.

"A gente entende que nós somos seres intrinsicamente ligados com o território tradicional. Então, não dá para falar dos nossos corpos separados da lógica territorial. Por isso, vai ser importante também a gente trazer a questão das terras dentro do Estatuto".

De acordo com a portaria, o grupo será composto por integrantes das secretarias do Ministério dos Povos Indígenas, que vai se reunir a cada 15 dias. As atividades vão durar 180 dias.

 

 

Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila dos Santos / Nathália Mendes - 19/04/2023 14:55:05. Última edição: 19/04/2023 14:55:05

Tags: Estatuto Do Índio Ministério Dos Povos Indígenas

Leia também:

SP: Franco da Rocha tem 15 pontos de alagamento após fortes chuvas

Para os próximos dias, previsão é de garoa e queda de temperatura. Segundo a Defesa Civil estadual, não há indicativo de chuvas fortes.

Operação Escola Segura apreende 10 adolescentes por ameaças

Ações da força-tarefa do Ministério da Justiça estão sendo feitas com a participação de policiais civis em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Pernambuco.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi