Geral

Estudante desvia dinheiro de festa de formatura de medicina da USP

De acordo com o Boletim de ocorrência registrado no dia 10 de janeiro em uma delegacia da zona sul da capital paulista, os estudantes teriam descoberto o golpe no último dia 6 no grupo de WhatsApp em que a própria colega teria confessado o desvio.

Novecentos e vinte mil reais que seriam usados por estudantes de medicina da USP para fazer a festa de formatura no fim de 2023 foram desviados por uma aluna. De acordo com o Boletim de ocorrência registrado no dia 10 de janeiro em uma delegacia da zona sul da capital paulista, os estudantes teriam descoberto o golpe no último dia 6 no grupo de WhatsApp em que a própria colega teria confessado o desvio.

Como a formatura dos estudantes de medicina custa um alto valor, desde o primeiro ano do curso, cada estudante vai fazendo um depósito mensal e esse montante é administrado geralmente por uma associação formada pelos próprios alunos com contrato registrado em cartório junto com a empresa contratada para fazer o evento. De acordo com informações da associação da formatura, o dinheiro perdido correspondia aos valores de 110 estudantes de medicina que contribuíram por quatro anos. A estudante acusada de desviar os recursos era presidente dessa associação.

Em nota conjunta da associação de formatura da turma 106 de medicina, os estudantes afirmaram que a presidente da associação retirou os recursos sem o consentimento dos demais membros da associação e depois alegou ter perdido cerca de R$ 800 mil em investimento do Sentinel Bank. Ela ainda teria retirado o restante para contratar advogados para tentar reaver o dinheiro.

No entanto, em outro Boletim de ocorrência, este registrado em julho do ano passado, essa mesma estudante foi acusada de estelionato e lavagem de dinheiro por uma casa lotérica em São Bernardo do Campo, após realizar apostas de altos valores, diariamente. Na última aposta, em 12 de julho, ela agendou por Pix mais de R$ 192 mil, mas não efetuou o pagamento, fugindo do local.  

Em nota, a direção da faculdade de medicina da USP informou que está apurando os fatos para identificar os responsáveis e prestando apoio aos estudantes envolvidos.

Agência Brasil / Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista - 16/01/2023 13:40:03. Última edição: 16/01/2023 13:40:03

Tags: USP Medicina

Leia também:

Anatel inicia testes com novos avisos de alertas de risco de desastres

A novidade é que, agora, os alertas de riscos altos de desastres vão aparecer na parte de cima da tela do celular.

Defesa Civil emite alerta para dois municípios paulistas

Desde o início de dezembro, foram registradas 18 mortes causadas pela chuva, sendo 13 por enchentes, três em desabamentos e uma por raio.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi