Geral

Estudo mostra perfil de jovens infratores no Brasil

Homens, negros, pobres, pouco escolarizados e que começaram a trabalhar muito cedo. A pesquisa da UFF demonstra o perfil da maioria dos jovens infratores no Brasil .

Um estudo da UFF, Universidade Federal Fluminense, apurou que mais de 90% dos mais de 143 mil adolescentes que cumprem medidas de liberdade assistida, semiliberdade, internação estrita e prestação de serviços à comunidade, não completaram o Ensino Fundamental. 

Outro número preocupante é o de que mais de 70% deles vivem em áreas de conflito armado.  

Outros dados sobre o perfil dos jovens entrevistados são que 97% deles são homens; 76% são negros; 34% possuem renda familiar de 1 a 3 salários mínimos e 70% deles está na faixa etária entre 15 e 17 anos. 

As informações fazem parte do estudo Trajetória Escolar e de Vida de Jovens em Situação de Risco e Vulnerabilidade Social Acusados de Cometimento de Ato Infracional. O estudo foi realizado pelo professor da UFF, Elionaldo Fernandes Julião, que analisou o perfil de menores moradores da cidade do Rio de Janeiro.  

Um fato que chamou a atenção do docente foi que o alto número de jovens problemáticos na faixa etária entre 15 a 17 anos, está diretamente ligado à evasão escolar e à uma perspectiva de início da vida profissional.  

Sobre os adolescentes e jovens que afirmaram ter alguma atividade remunerada, o número de homens inseridos no mundo do trabalho é quase três vezes maior que o das mulheres, que é de aproximadamente 13%.

Quanto ao uso de drogas por adolescentes e jovens, o percentual de homens que usam drogas é quase o dobro de mulheres, que é em média 22%.  

O estudo concluiu que os jovens que cometeram atos infracionais são os mais vulneráveis socialmente no Brasil: homens, negros, pobres, pouco escolarizados e que começaram a trabalhar muito cedo. A pesquisa demonstra que somente os pretos e pobres vão para o sistema socioeducativo, enquanto os outros são liberados.  

Agência Brasil / Por Tatiana Alves - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Nadia Faggiani / Alessandra Esteves - 24/04/2023 19:10:08. Última edição: 24/04/2023 19:10:08

Tags: UFF Pesquisa Perfil Infratores Preto Pobre

Leia também:

SP tem recorde de mortes no trânsito desde 2016, no primeiro trimestre

SP tem recorde de mortes no trânsito desde 2016, no primeiro trimestre

Ao todo foram 209 pessoas óbitos em decorrência de acidentes na capital paulista. Dados são do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo.

Seminário trata de trabalho decente na produção de cana, no Rio

Seminário trata de trabalho decente na produção de cana, no Rio

Objetivo é que pequenos produtores do estado conheçam a lei e os direitos trabalhistas para, ao contratarem, não pratiquem o crime de submeter alguém a trabalho escravo.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi