Geral

Ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro é preso em operação da PF

Polícia Federal também fez busca e apreensão na casa de Bolsonaro em Brasília no âmbito da Operação Venire, que investiga inclusão de dados falsos de vacinação contra a covid nos sistemas do Ministério da Saúde.

A Polícia Federal fez buscas e apreensões na casa de Jair Bolsonaro em Brasília nesta quarta-feira (3) e prendeu o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente.

Ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro é preso em operação da PF
© Marcelo Camargo/ Agência Brasil

A polícia investiga pessoas acusadas pelos crimes de inclusão de dados falsos de vacinação contra a covid-19 no sistemas do Ministério da Saúde. Além de Mauro Cid, outras cinco pessoas foram presas e foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão em Brasília e no Rio de Janeiro.

As ações da Operação Venire foram autorizadas pelo ministro Alexandre de Moraes no inquérito das milícias digitais do Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com a PF, a inclusão dos dados aconteceu entre novembro de 2021 e dezembro de 2022, e da seguinte forma: os acusados teriam alterado no sistema a condição de imunizado contra a covid-19 de algumas pessoas. Assim, elas podiam emitir os certificados de vacinação e utilizá-los para burlar as restrições sanitárias impostas pelo Brasil e pelos Estados Unidos para impedir a propagação da doença.

As investigações apontam ainda que o objetivo do grupo era manter uma pauta ideológica e sustentar o discurso voltado aos ataques à vacinação contra a covid-19.

Segundo a PF, os fatos investigados configuram crimes de infração de medida sanitária preventiva, associação criminosa, inserção de dados falsos em sistemas de informação e corrupção de menores.

O advogado de Mauro Cid, Rodrigo Roca, confirmou a prisão, mas não entrou em mais detalhes sobre o caso. A reportagem tentou contato com a defesa de Bolsonaro, mas ainda não obteve resposta.

Agência Brasil / Por Renato Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sâmia Mendes / Nathália Mendes - 03/05/2023 10:00:08. Última edição: 03/05/2023 10:00:08

Tags: Operação Venire Mauro Cid Jair Bolsonaro Polícia Federal Inquérito Das Milícias Digitais

Leia também:

Especialistas apontam relação entre flexibilização e trabalho escravo

Nos últimos 25 anos, a Secretaria de Inspeção do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego resgatou mais de 60 mil pessoas em situação degradante de trabalho, no Brasil.

Ex-assessor de Jair Bolsonaro é preso em operação da PF

Ação investiga inserção de dados falsos de vacinação contra covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde. Estão sendo cumpridos 16 mandados de busca e apreensão em Brasília e no Rio de Janeiro.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi