Geral

Ex-diretor da Abin diz que Gonçalves Dias foi avisado dos riscos

O ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência, Saulo Moura da Cunha, prestou depoimento à CPI Mista do 8 de janeiro e afirmou que desde cedo estava em contato com Gonçalves Dias.

O general Gonçalves Dias, que comandava o Gabinete de Segurança Institucional no dia dos ato golpistas, foi avisado verbalmente pela Abin dos riscos de invasão e depredação pouco mais de uma hora antes dos ataques. A informação é do ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência, Saulo Moura da Cunha. Ele prestou depoimento à CPI Mista do 8 de janeiro e afirmou que desde cedo estava em contato com Gonçalves Dias.

O ex-diretor foi questionado, também, sobre os dias que antecederam os atos golpistas. E disse o seguinte: que entre os dias 2 e 8 de janeiro, a Abin produziu 33 alertas de inteligência, que foram encaminhados à Secretaria de Segurança Pública aqui do DF e outros órgãos.

Ao ser questionado pela relatora, a senadora Eliziane Gama, o ex-diretor da Abin fez uma linha do tempo. Disse que os alertas, encaminhados para um grupo de whastapp do qual faziam parte mais de 48 órgãos de segurança e inteligência tanto do governo do DF quanto do governo federal, mostraram que ainda no dia 4, o ato marcado para aquele domingo teria baixa adesão, mas que no dia 7, ou seja, um dia antes, a adesão estava aumentando.

Ele ainda destacou que cumpriu o seu dever, que os relatórios eram técnicos e que se sentia aliviado por poder falar do papel institucional da Abin. Saulo esteve na CPI Mista e o depoimento foi aberto, contrariando pedido que havia feito ao Supremo para falar à portas fechadas por causa de possíveis informações sigilosas. Apesar do habeas corpus deixou claro que prestaria os esclarecimentos “na medida do possível”.

Agência Brasil / Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves - 01/08/2023 17:05:04. Última edição: 01/08/2023 17:05:04

Tags: CPI Mista Dos Atos Golpistas Depoimento Abin 8 De Janeiro

Leia também:

Arqueólogos começam escavações no DOI-Codi em SP nesta quarta (2)

Os trabalhos no prédio serão realizados por pesquisadores da Unifesp – a Universidade Federal de São Paulo; da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas, e da UFMG - a Universidade Federal de Minas Gerais.

Três homens são presos ao tentar furar bloqueio na Terra Yanomami

Nomes dos presos não foram divulgados, mas Comando Militar da Amazônia informou que eles são venezuelanos e têm entre 23 e 33 anos de idade.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi