Geral

Ex-governador do Rio de Janeiro deixa a cadeia após seis anos

Sérgio Cabral deixou a prisão nesta segunda-fera (20)

O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral deixou a prisão na noite desta segunda-feira, depois de seis anos em regime fechado. Ele estava na Unidade Prisional da Polícia Militar, no município de Niterói, na região metropolitana do Rio, e era o último político preso no âmbito da Operação Lava Jato.

Ex-governador do Rio de Janeiro deixa a cadeia após seis anos
© ARQUIVO/ANTONIO CRUZ/ABR

Sérgio Cabral está agora em prisão domiciliar no apartamento da família, em Copacabana, na zona sul da capital fluminense, e sendo monitorado com tornozeleira eletrônica. O próprio ex-governador terá de arcar com os custos do aparelho.

A defesa de Cabral assegurou que ele respeitará todas as determinações estabelecidas pela Justiça e acrescentou que, neste momento, o ex-governador não vai se manifestar à imprensa, porque o maior desejo dele é estar na companhia da família.

O alvará de soltura foi assinado nesta segunda-feira pela juíza federal substituta da 13ª Vara Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, Gabriela Hardt. A soltura foi autorizada pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal.

Cabral foi preso em 2016, acusado de comandar uma organização criminosa que fraudava licitações e cobrava propina de empreiteiras.

Ele já foi condenado em 23 ações penais na Justiça Federal, com penas que chegam a 425 anos de prisão, mas ainda pode recorrer em todos os casos.

E cumpria prisão preventiva por causa de um processo da Lava Jato que tramita em Curitiba.

*Com informações da Agência Brasil

Agência Brasil / Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Leila Santos/Edgard Matsuki - 20/12/2022 08:55:03. Última edição: 20/12/2022 08:55:03

Tags: Sérgio Cabral Soltura

Leia também:

Agressividade de cães depende mais de fatores sociais do que da raça

Pesquisadores da USP mostram que o comportamento e a agressividade dos cães dependem muito menos da raça e mais de fatores ambientais e sociais a que esses animais são submetidos.

Retrospectiva 2022: confira as principais notícias de janeiro

Retrospectiva 2022: confira as principais notícias de janeiro

No início do ano, o clima de tensão chegou ao nível máximo na Europa. O presidente norte-americano, Joe Biden, alertou para a forte possibilidade de a Rússia invadir a Ucrânia.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi