Geral

Falha em parques eólicos e solares no CE causou apagão de agosto

ONS divulgou relatório nesta terça-feira (26)

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apontou que a principal causa para o apagão ocorrido no Brasil no dia 15 de agosto foi uma falha no desempenho de equipamentos de parques eólicos e solares, localizados próximos à linha de transmissão Quixadá – Fortaleza II, no Ceará. Na ocasião, cerca de 29 milhões de brasileiros em quase todo o país ficaram sem energia.

Falha em parques eólicos e solares no CE causou apagão de agosto
© Marcello Casal jr/ Agência Brasil

De acordo com relatório, divulgado nesta terça-feira (26) pelo órgão, os equipamentos responsáveis pelo controle de tensão funcionaram abaixo do ideal.

“A análise da perturbação permitiu constatar que o desempenho dos controles em campo, de usinas eólicas e solares, em especial no que tange à capacidade de suporte dinâmico de potência reativa, foi muito aquém dos modelos matemáticos fornecidos pelos agentes e representados na base de dados oficial de transitórios eletromecânicos”, diz o relatório do ONS divulgado nesta terça-feira (26).

O operador informa que a diferença entre o desempenho dos equipamentos e as simulações “não permitiu ao ONS identificar os riscos relacionados ao cenário operativo pré-distúrbio”, que provocou a queda de energia.

Com a divulgação do documento, chamado de Relatório de Análise de Perturbação (RAP), agentes do sistema elétrico poderão manifestar-se. O relatório será finalizado até o dia 17 de outubro.

Relembre o caso

O blecaute afetou 25 estados e o Distrito Federal. A interrupção começou às 8h30 do dia 15 de agosto, com queda no fornecimento de 19 mil megawatts, cerca de 27% da carga total (73 mil MW) naquele horário.

Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste o serviço foi restabelecido quase que integralmente em menos de uma hora. Já na Região Nordeste, a recuperação demorou mais. Foram necessárias três horas para restabelecer apenas 70% da carga afetada. O impacto foi ainda maior na Região Norte, com recuperação da carga em cerca de sete horas.

Por Carolina Pimentel - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Marcelo Brandão - 26/09/2023 18:20:12. Última edição: 26/09/2023 18:20:12

Tags: Apagão ONS Energia Linhas De Transmissão Operador Nacional Do Sistema Elétrico

Leia também:

Justiça Federal determina nova perícia em armas de agentes da PRF

Justiça Federal determina nova perícia em armas de agentes da PRF

Decisão da Justiça Federal acolheu pedido do MPF para que investigações sejam realizadas pela Polícia Federal e não pela Polícia Civil do estado.

Procura por novo PGR abre debate sobre a lista tríplice

Procura por novo PGR abre debate sobre a lista tríplice

A busca pelo novo procurador-geral da República movimenta a política e a justiça do país. A Associação Nacional dos Procuradores já aprovou a lista tríplice, mas o método tradicional não é unanimidade entre especialistas, alguns criticam.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi