Buscas por vítima de deslizamento estão suspensas em São Sebastião
A suspensão ocorre devido a instabilidade na área, onde voltou a chover forte e põe em risco os próprios bombeiros.
Segundo dados de 2018 do IBGE, estimativa é que pelo menos 8 milhões de brasileiros estão sob grave risco e podem ser vítimas de uma tragédia.
A estimativa é que pelo menos 8 milhões de brasileiros estão sob grave risco e podem ser vítimas de uma tragédia, como a que causou 65 mortes no litoral norte paulista, durante o carnaval.
No último dia 23, logo após o temporal, o governo paulista afirmou que vai instalar sirenes na região, em locais onde há risco de desabamentos e enchentes, como aconteceu em São Sebastião.
Mas, segundo especialistas, apenas a instalação de sistemas de alerta não resolve. O diretor da Federação Brasileira de Geólogos, Fábio Augusto Reis, defende que para ser eficaz, a população das regiões de risco precisa ser treinada, com apoio de lideranças de bairro:
Além disso, Fábio Reis ressalta que é preciso saber, por exemplo, quem ficará responsável pela remoção de pessoas com dificuldade de locomoção, como idosos, deficientes, crianças e doentes, caso o alerta aconteça em horário em que a maioria dos adultos está trabalhando.
O professor aponta que deve ser seguido o exemplo de países como o Japão, onde há treinamentos anuais de prevenção desse tipo de tragédia.
Agência Brasil / Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi - 02/03/2023 15:50:21. Última edição: 02/03/2023 15:50:21
Tags: Encostas Morros Serras Costeiras Serra Casas Habitação Zona De Risco Desabamento
A suspensão ocorre devido a instabilidade na área, onde voltou a chover forte e põe em risco os próprios bombeiros.
Rodovia Rio-Santos, que corta o litoral norte e interliga bairros de São Sebastião, ainda tem 14 pontos com interdição parcial. Estrada foi fortemente danificada pelas chuvas.
Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.
Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.